Espectáculo solidário da maratona da saúde e da RTP+

Mais de 91 mil euros angariados para investigação

Montante angariado será investido em projectos de investigação científica sobre a Diabetes.

O espectáculo solidário da Maratona da Saúde e da RTP+ foi um verdadeiro sucesso! Na passada sexta-feira, 27 de Março, os portugueses contribuíram com mais de 91 mil euros para a investigação científica sobre a Diabetes, o tema desta segunda edição. Jorge Gabriel, embaixador da iniciativa, e Catarina Furtado conduziram oito horas de emissão em directo, transmitida na RTP1 e na RTP Internacional, sob o mote “Juntos Vencemos a Diabetes”.

O número de valor acrescentado para onde os telespectadores da RTP ligaram ao longo da emissão – 760 20 60 90 (0,60 euros + IVA) – está activo todo o ano, sendo assim possível continuar a contribuir para esta causa.

“É com uma enorme satisfação que vemos os resultados obtidos nesta segunda edição da Maratona da Saúde. Conseguimos realmente impactar e alertar os portugueses para a causa da Diabetes e esse era um dos nossos principais objectivos”, referiu António Coutinho, Presidente da Maratona da Saúde, no final do espectáculo, acrescentando que “a Maratona da Saúde quer acelerar a investigação científica de forma a possibilitar uma melhor prevenção, um melhor diagnóstico e melhores tratamentos para as principais doenças que ainda não têm cura definitiva, como é o caso da Diabetes.”

Com o Alto Patrocínio da Presidência da República, esta maratona televisiva uniu a música e o humor à angariação de fundos para a investigação científica sobre a Diabetes, contando com as actuações de José Cid, Kátia Guerreiro, Paulo de Carvalho, Jorge Palma, Berg, Ricardo Ribeiro, Sara Tavares e Luiz Caracol, Donna Maria, Miguel Ângelo e Eduardo Nascimento, UHF, The Black Mamba, Leonor Andrade, e Susana Félix, entre outros.

Jorge Gabriel, embaixador da Maratona da Saúde, declarou no final da emissão que “todo o tempo que dispensámos à divulgação desta doença nunca será suficiente para compensar o sofrimento e as perdas que a Diabetes já provocou. É, pois, com estas iniciativas que abrimos janelas de esperança aos doentes e aos que, no futuro, possam vir a contrair a doença. Muito obrigado aos generosos portugueses que, em conjunto com a RTP e tantos outros parceiros, de boa vontade contribuíram para a investigação médica em torno da diabetes. Todos fomos o doce mais saboroso do dia.”

Através do entretenimento, o espectáculo pretendeu sensibilizar os portugueses para a doença da Diabetes, com testemunhos e histórias de vida não só de anónimos como também de figuras conhecidas do grande público, como foi o caso de Marta Leite de Castro, Tânia Ribas de Oliveira, José Pedro Vasconcelos, Telma Monteiro, Sílvia Alberto, Sandra Felgueiras, José Carlos Malato, Nilton, Ana Brito e Cunha, Alberta Marques Fernandes, António Raminhos, Maria de Belém Roseira e Nuno Markl, entre muitos outros.

Além do contributo através das chamadas telefónicas, a Maratona da Saúde recebeu igualmente donativos por parte de algumas empresas, nomeadamente a HMS Sports, a Saúde CUF, a Changing Diabetes®Novo Nordisk, a MSD e a Roche Diabetes Care. Esta última vai financiar um dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica referentes ao tema deste ano, a Diabetes, cujo concurso tem início no segundo semestre de 2015.

Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica

Durante o espectáculo de sexta-feira, foram entregues os Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica referentes à primeira edição, dedicada ao Cancro. Das mais de 80 candidaturas submetidas, um júri internacional distinguiu os quatro projectos vencedores que vão receber 25 mil euros cada um para desenvolver a investigação científica no Cancro (mais informação em http://www.maratonadasaude.pt/all-project-list/2014-o-cancro/).

Investigação científica precisa-se. Mais de 1 milhão de portugueses com Diabetes

A Maratona da Saúde tem por objectivo alertar toda a população para a importância da investigação científica no combate e prevenção das principais doenças que ainda não têm cura definitiva.

Tema escolhido para esta segunda edição, a Diabetes é uma doença que afecta mais de 1 milhão de portugueses, sendo que outros 2 milhões são pré-diabéticos. São números alarmantes que culminam no facto de Portugal ser o terceiro país da OCDE, num total de 33 países, com maior prevalência da doença.

Números e dados sobre a diabetes em Portugal:

  • A primeira causa de cegueira
  • A primeira causa de enfartes do miocárdio
  • A primeira causa de amputações não traumáticas
  • A razão pela qual 30% das pessoas que fazem hemodiálise têm que fazer este tratamento
  • De 10 em 10 segundos, mais um português torna-se diabético
  • Há 400 mil casos de diabetes por diagnosticar – as pessoas têm a doença mas não sabem.

A Diabetes é uma doença silenciosa, com efeitos devastadores em todas as idades. A cada 7 segundos, morre uma pessoa no mundo devido à Diabetes.

 

 

Fonte: 
Leadwide
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
Leadwide