CTT

Lançamento de bilhete-postal evocativo da ESEnfC e dos 135 anos de ensino de Enfermagem em Portugal

4000 postais ilustrados vão divulgar a imagem da profissão pelo território nacional. Cerimónia de obliteração é já no dia 7 de dezembro.

Os CTT - Correios de Portugal acabam de editar um bilhete-postal evocativo dos 135 anos de ensino de Enfermagem em Portugal, cujas comemorações, organizadas em 2016 pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), se estendem, assim, até ao final do corrente ano.

Foram emitidos 4000 exemplares deste bilhete-postal com taxa paga, que está autorizado a circular no correio nacional e que, já a partir de dezembro, poderão ser adquiridos em lojas dos CTT distribuídas pelo país, pelo preço de 50 cêntimos.

O postal é ilustrado com fotografias que retratam os primórdios – associados à primeira escola de profissionais no país ("Escola dos Enfermeiros de Coimbra"), fundada em 1881 pelo médico Costa Simões –, mas também a atualidade do ensino da profissão.

A cerimónia do primeiro dia de lançamento deste postal inteiro (designação para postal com selo de franquia já impresso) e aposição do respetivo carimbo comemorativo realiza-se, no dia 7 de dezembro, na abertura (pouco depois das 20h30) do Concerto Natal Solidário que a ESEnfC vai promover a favor dos sem-abrigo.

O diretor de Filatelia dos CTT - Correios de Portugal, Raul Moreira, fará um enquadramento do ato de obliteração (carimbar), do ponto de vista histórico, e convidará as personalidades escolhidas pela ESEnfC para marcarem o postal com o carimbo comemorativo.

A Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, também usará da palavra.

A edição pelos CTT de valores postais segue, segundo o Estatuto do Selo Postal português, “o propósito prioritário de evocar, nas edições e nas emissões de selos e postais, personagens, criações, efemérides, histórias e patrimónios que fazem parte do que há de mais profundo e genuíno na tradição, na cultura e na alma portuguesas”.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.