29 setembro 2017 - Dia Mundial do Coração

Lançado primeiro inquérito mundial que avalia conhecimento de doenças cardiovasculares das pessoas com diabetes tipo 2

Amanhã, dia em que se assinala o Dia Mundial do Coração, a Federação Internacional de Diabetes, em parceria com a Novo Nordisk, lançam o primeiro questionário multinacional online que tem como objetivo avaliar o nível de consciencialização e o conhecimento das pessoas com diabetes tipo 2 sobre doenças cardiovasculares. O inquérito global – Levar a Diabetes ao Coração – vai estar online até março de 2018 e será disponibilizado também em língua portuguesa.

As doenças cardiovasculares, que incluem enfarte do miocárdio, doença coronária e doença arterial periférica,2 são uma das principais causas de morte de pessoas com diabetes tipo 23, e o número de pessoas com diabetes continua a aumentar, pelo que o impacto das doenças cardiovasculares se torna mais importante.

“O mundo enfrenta um aumento da prevalência e incidência de doenças cardiovasculares entre pessoas com diabetes tipo 2 devido aos seus reduzidos conhecimentos no que diz respeito à prevenção, diagnóstico tardio, tratamento inadequado e uma autogestão desadequada da doença. O questionário Levar a Diabetes ao Coração é um iniciativa global para enfrentar os problemas subjacentes à diabetes e doenças cardiovasculares e seus custos crescentes para a sociedade” diz Shaukat Sadikot, presidente da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Levar a Diabetes ao Coração – www.idf.org/takingdiabetes2heart/survey - pretende ajudar na construção de ações de apoio para aumento do conhecimento e consciencialização das doenças cardiovasculares nas pessoas que vivem com diabetes tipo 2 que melhorem a sua saúde. A iniciativa está construída tendo como base o relatório Diabetes e Doença Cardiovascular, publicado em 2016, que inclui recomendações para redução do impacto das doenças cardiovasculares nas pessoas com diabetes e na população em geral. 2

“É preocupante que a doença cardiovascular seja a causa mais comum de morte em pessoas com diabetes tipo 2, quando muitos desses doentes desconhecem este risco", diz Alan Moses, vice-presidente sénior e diretor médico da Novo Nordisk. "Estamos muito satisfeitos em apoiar a IDF no lançamento deste inquérito, Levar a Diabetes ao Coração, para entender melhor o conhecimento atual e a consciência das doenças cardiovasculares entre pessoas com diabetes tipo 2, o que, em última instância, levará à identificação das ações necessárias para ajudar a melhorar os resultados em saúde.

Os resultados desta ação culminam num relatório com dados específicos de cada país e recursos para ajudar no aumento do conhecimento e consciencialização mundial do risco de doenças cardiovasculares na diabetes tipo 2.

Para mais informações sobre o questionário visite www.idf.org/takingdiabetes2heart

Para mais informação sobre a diabetes e doenças cardiovasculares, visite www.idf.org/cvd

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.