Medicamentos

Fremanezumab autorizado para tratamento da enxaqueca

Comissão Europeia (CE) concedeu a Autorização de Introdução no Mercado da substância ativa fremanezumab, solução injetável , para o tratamento profilático da enxaqueca em adultos que têm pelo menos 4 dias de enxaqueca por mês.

Nos ensaios clínicos, os doentes tratados com esta substância ativa apresentaram reduções significativas, de pelo menos 50%, no número de dias mensais com enxaqueca, sendo esta redução observada logo na primeira semana.

O fremanezumab  é um anticorpo monoclonal humanizado (mAb) que se liga ao CGRP (péptido relacionado com o gene da calcitonina) e bloqueia a sua ligação ao recetor. AJOVY (fremanezumab ) é o primeiro e único tratamento anti-CGRP aprovado na União Europeia (UE) e nos Estados Unidos (EUA) desenvolvido para a prevenção da enxaqueca que oferece a opção de regime mensal e trimestral.

Elena Ruiz de la Torre, diretora executiva da Migraine & Headache Alliance, afirma: “A enxaqueca não é apenas uma dor de cabeça, é uma doença neurológica imprevisível frequentemente subdiagnosticada e subtratada. Depois de várias décadas em que os doentes com enxaqueca se sentiram esquecidos, estamos muito satisfeitos por ver progressos em termos de tratamentos preventivos que oferecem aos doentes uma nova esperança na gestão da sua doença. A disponibilidade de um novo tratamento, especificamente desenvolvido para a prevenção da enxaqueca, é mais um passo positivo para a comunidade da enxaqueca e congratulamo-nos com o facto de os mais de 50 milhões de doentes na Europa terem agora mais opções de tratamento e mais dias livres de enxaqueca".

AJOVY foi avaliado em dois ensaios clínicos de Fase III que incluíram doentes com enxaqueca incapacitante e que estudaram o fremanezumab no tratamento profilático da enxaqueca em adultos. Nestes ensaios, os doentes tratados com fremanezumab, obtiveram uma redução significativamente maior nos dias de enxaqueca por mês comparativamente com o placebo. As reações adversas ao medicamento observadas com fremanezumab foram, na sua maioria, reações cutâneas ligeiras a moderadas e de curta duração no local da injeção: dor, endurecimento, vermelhidão, prurido e erupção cutânea.

Messoud Ashina, professor de Neurologia na Faculdade de Saúde e Ciências Médicas da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, refere: “A enxaqueca é uma doença neurológica incapacitante que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida. A doença é mais comum entre os 25 e os 55 anos, o que significa que ocorre durante os anos mais produtivos, prejudicando a vida pessoal e profissional dos doentes. A aprovação do fremanezumab na UE proporcionará aos médicos europeus uma importante opção de tratamento e oferece aos doentes maior flexibilidade ao permitir a opção por um regime mensal ou trimestral e, mais importante, uma redução significativa no número de dias com enxaqueca.”

Elsa Parreira, neurologista e Presidente da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, afirma: “A enxaqueca atinge cerca de 15% da população mundial: é mais frequente na mulher que no homem  e surge sobretudo na população em idade mais ativa (da segunda à quarta década de vida ). As crises de cefaleias e outros sintomas associados provocam significativa incapacidade pelo que a enxaqueca, dada a sua elevada prevalência, acarreta importantes custos pessoais, sociais e económicos."

O desenvolvimento de um grupo de novos fármacos, os anticorpos monoclonais dirigidos contra o CGRP (entre eles o fremanezumab agora aprovado pela União Europeia) constitui um importante avanço no tratamento da enxaqueca. Estes anticorpos, que foram produzidos com base no conhecimento científico atual sobre a patogénese das crises, são medicamentos bem tolerados e eficazes no tratamento preventivo dos vários tipos de enxaqueca, permitindo uma melhoria da qualidade de vida das pessoas que dela sofrem”.

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock