"Cofafe"

Fafe investe no combate à vespa asiática

A Câmara de Fafe vai atribuir à cooperativa local "Cofafe" uma verba de 20.000 euros para apoiar medidas de combate à vespa asiática a realizar por uma equipa de sapadores florestais, anunciou a autarquia.

O protocolo celebrado entre as duas entidades assinala que a cooperativa se compromete "a estabelecer medidas de controlo do avanço da vespa asiática, no mais curto espaço de tempo possível, através da destruição de ninhos".

Citado num comunicado, o presidente da câmara, Raul Cunha, destacou a importância de garantir meios mais eficazes para "o combate a uma praga, a vespa velutina, que incomoda e assusta as pessoas".

A autarquia celebrou com aquela cooperativa um segundo protocolo, também no valor de 20.000 euros, para apoiar "ações de silvicultura preventiva e de proteção civil".

No acordo, a "Cofafe" compromete-se a "proceder a ações de vigilância, primeira intervenção, apoio no combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio".

A instituição fica também obrigada a "ações de limpeza de vegetação em parques, zonas de lazer, zonas verdes e outras áreas florestais definidas pela autarquia".

A propósito, o autarca afirmou que se procura, com este protocolo, "manter as matas limpas e reduzir o risco de incêndios".

"Estes 40.000 euros representam um investimento e uma colaboração entre o município e a Cofafe, a qual que tem sido e continuará a ser um parceiro privilegiado neste tipo de atividades", acrescentou.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock