Maputo

ARELP promove primeiro congresso “Além Fronteiras”

Foi em Portugal que arrancou em 2015 a ARELP - Associação Respiratória de Língua Portuguesa, mas é em Maputo que se realiza no próximo dia 3 e 4 de Julho o primeiro Congresso.

Temas como Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), Tuberculose e Pneumonias em doentes com VIH e no imunocompetente estarão durante dois dias no centro de um debate multidisciplinar que não esquece questões como a importância dos rastreios, da imagem no diagnóstico de problemas respiratórios e até o impacto do meio ambiente na saúde respiratória.

Apesar das diferenças geográficas, político-sociais, culturais e de desenvolvimento, esta é uma boa oportunidade para os países signatários da ARELP, discutirem em português, as principais patologias pulmonares atualizando conceitos, abordagens terapêuticas e estratégias que poderão vir a ser harmonizadas com base nos diferentes contextos, mas na perspetiva da universalização da ciência e da inovação em termos de investigação.

Considerado o primeiro fórum de discussão de países de Língua Portuguesa, esta é uma iniciativa que reúne profissionais de saúde para participar num programa que inclui ainda workshops de formação na área da espirometria, leitura de artigos científicos e uso do Excel na investigação científica, palestras, mesas redondas e simpósios sobre as temáticas pulmonares predominantes.

A organização do primeiro Congresso ARELP está a ser desenvolvida com o apoio da 2Logical, uma empresa portuguesa com presença em Moçambique e que atua na área da consultadoria com vista ao desenvolvimento da área do medicamento e da saúde neste país, contribuindo para o conhecimento e um desenvolvimento mais rápido e sustentável.

Toda a informação disponível em http://congressoarelp.com/.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.