Deslocalização durante o verão

Apenas quatro médicos aceitaram mobilidade para o Algarve

À segunda edição, o Programa de Mobilidade Especial do Ministério da Saúde só cativou quatro médicos para reforçar a região do Algarve, um resultado inferior ao conseguido no ano passado, quando sete médicos aceitaram a mobilidade para aquela região.

Apenas quatro médicos aceitaram reforçar a região do Algarve durante os meses de verão, ao abrigo da segunda edição do Programa de Mobilidade Especial do Ministério das Finanças, avança o DN.

Este programa é voluntário e não contempla qualquer aumento das remunerações nem alteração dos horários dos médicos que a ele adiram. A única contrapartida está nas ajudas de custo, que oscilam entre os 50 e os 200 euros, dependendo da necessidade de subsídio de transporte e de pernoita na zona.

Joaquim Ramalho, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHA), afirma ao DN que os quatro médicos estarão na região até meados ou final de setembro, tendo provido de Lisboa, Viseu, Bragança e Açores, e sendo especialistas de anestesia, ortopedia, neurologia e medicina geral e familiar.

Ramalho adianta ainda não esperar a chegada de mais médicos ao CHA: “O regime foi notificado no início do verão e quem estava interessado e tinha disponibilidade já a manifestou”. Ainda assim, o responsável acredita que o esforço trouxe ganhos, pois “em termos de custo direto, podemos ter aqui, em média, uma economia de 20% a 30% em relação ao que seriam os custos das prestações de serviço para cumprir o mesmo número de horas”.

A segunda edição deste programa de reforço de médicos para a região algarvia durante o verão, altura em que a população da zona triplica, atingindo os 1,5 milhões de habitantes, foi menos sucedida que a primeira. Em 2016, foram sete os médicos a aceitar a deslocalização durante o verão.

Fonte: 
O Jornal Económico
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock