Melhoria do estado de saúde e bem-estar

Alimentação saudável tem página na internet

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável tem como finalidade melhorar o estado nutricional da população. A coordenação do Plano disponibilizou uma página na internet que pretende ser um espaço informativo.

Um consumo alimentar adequado e a consequente melhoria do estado nutricional dos cidadãos tem um impacto directo na prevenção e controlo das doenças mais prevalentes a nível nacional (doenças cardiovasculares, oncológicas, diabetes e obesidade) mas também deve permitir, simultaneamente, o crescimento e a competitividade económica do país em outros sectores como os ligados à agricultura, ambiente, turismo, emprego ou qualificação profissional.

Por esses motivos, existe em Portugal o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) tem como finalidade melhorar o estado nutricional da população, incentivando a disponibilidade física e económica de alimentos constituintes de um padrão alimentar saudável e criar as condições para que a população os valorize, aprecie e consuma, integrando-os nas suas rotinas diárias.

A coordenação deste Plano disponibiliza uma página na internet, que o portal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge dá a conhecer e que pode consultar aqui. Esta página é um espaço informativo na área da nutrição e alimentação saudável, onde os cidadãos e os profissionais de saúde encontram, entre outros, dados de qualidade sobre a situação alimentar nacional, sobre alimentos e nutrientes, recomendações e ainda receitas saudáveis e ferramentas para utilizar no dia-a-dia.

Poderá ainda saber mais sobre "Boas práticas" que os profissionais do Serviço Nacional de Saúde estão a desenvolver nas diferentes Administrações Regionais de Saúde do país em prol da promoção da alimentação saudável bem como diferentes iniciativas da sociedade civil. Este sítio é actualizado com a mais recente informação científica disponível, contando com a colaboração dos melhores peritos a nível nacional.

Segurança Alimentar - Guia de Boas Práticas do Consumidor

A mesma instituição - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge - disponibiliza na área dedicada à Segurança Alimentar um “Guia de Boas Práticas do Consumidor”. Considerando que a gestão da segurança alimentar visa o consumo de alimentos seguros e inclui o controlo de perigos e riscos microbiológicos ao longo da cadeia alimentar, incluindo na sua etapa final - o consumidor, foi elaborado este Guia, com o objectivo de divulgar a informação das boas práticas de segurança alimentar em casa, de acordo com a informação dos perigos, factores contributivos e condições que determinaram as toxinfecções alimentares ocorridas nos últimos anos em casas privadas em Portugal.

O Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto, em colaboração com os outros Departamentos, assegurando a função de laboratório de referência, investiga e reporta internacionalmente, desde 1993, os dados de Toxinfecções Alimentares em Portugal.

Com a publicação em questão pretende-se igualmente sensibilizar o público para a importância de informar as autoridades de saúde da ocorrência dos casos de toxinfecções alimentares, para que possam ser tomadas medidas correctivas e preventivas.

Desta publicação destacam-se os seguintes pontos:

  • Identificação dos perigos alimentares
  • Riscos de infecção em casa
  • Prevenção de doenças de origem alimentar
  • O que fazer num caso de suspeita de toxinfecção alimentar

Leia aqui o “Guia de Boas Práticas do Consumidor”.

Fonte: 
INSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock