Dia Mundial do Lúpus assinala-se a 10 de maio

"XII Encontro Nacional de Doentes" e 3ª Corrida da Associação de Doentes com Lúpus -"Vamos Correr com o Lúpus"

A Associação de Doentes com Lúpus promove o seu “XII Encontro Nacional de Doentes” que se irá realizar no próximo dia 26 de Maio pelas 14:00 no Auditório do Alto dos Moinhos em Lisboa. A par deste Encontro está também a organizar a sua 3ª Corrida Solidária “Vamos Correr com o Lúpus” no próximo dia 10 de Junho, no Complexo Desportivo do Jamor, às 10:00, tendo como padrinhos Francis Obikwelu (a confirmar) e Marisa Costa.

As várias Associações de Doentes com Lúpus em todo o mundo estão a organizar pelo 14º ano consecutivo a celebração do Dia Mundial do Lúpus, que decorrerá no próximo dia 10 de Maio. Esta doença afeta pelo menos 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Porquê o Dia Mundial do Lúpus?
Os benefícios conseguidos com um diagnóstico precoce são uma das principais razões que levaram a união das organizações em todo o mundo à celebração do Dia Mundial do Lúpus.

Esforços para identificar as causas do Lúpus e a cura têm sido desenvolvidos em todo o mundo. O dia Mundial do Lúpus pretende que as várias descobertas sejam partilhadas pela comunidade interessada nesta temática.

A investigação médica e os esforços para conseguir o desenvolvimento de terapias mais eficazes para esta doença ficam muito aquém quando comparadas com outras doenças similares. Esta situação é agravada pelo facto de em todo o mundo muitos médicos não estarem completamente informados dos sintomas e das consequências da doença, o que leva a que muitos doentes esperem vários anos por um diagnóstico. É necessário também educar os doentes e as suas famílias para as possíveis alterações do estilo de vida.

Além disto, o Dia Mundial do Lúpus pretende dar conforto e esperança aos doentes com Lúpus, elevando o nível de conhecimento sobre a doença, o que pode ajudar a manterem uma qualidade de vida e a serem cidadãos ativos.

O que é o Lúpus?
Lúpus é uma doença do sistema imunitário. Este geralmente produz anticorpos ou proteínas que defendem o organismo de ataques exteriores. Por razões desconhecidas o sistema imunitário dos doentes com Lúpus produz anticorpos que atacam o próprio organismo, podendo provocar a falência de órgãos, incapacidades, ou até a morte. Pode apresentar vários sintomas como a fadiga, dores articulares, dores musculares, entre muitos outros.

Atualmente a doença não tem cura, é de causa desconhecida e pode ser fatal. Qualquer parte do organismo pode ser afetada, nomeadamente a pele, o coração, os pulmões, os rins ou o cérebro.

Trata-se de uma doença de difícil diagnóstico porque pode apresentar os mais variados sintomas e acaba por afetar não só o doente como também a sua família, os amigos e os colegas de trabalho.

Quem tem Lúpus
Se o Lúpus pode afetar pessoas de todos os países, existem determinadas raças que têm mais probabilidades que outras para desenvolveram Lúpus.

O Lúpus afeta essencialmente as mulheres em idade fértil (entre os 15 e 44 anos), no entanto, homens, crianças e mulheres de todas as idades podem ter Lúpus. As últimas estimativas referem que mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo têm 1 forma de Lúpus e pensa-se que 100.000 novos casos aparecem a cada ano.

O Impacto do Lúpus
Estudos internacionais mostraram que o Lúpus tem um impacto considerável no sistema de Saúde e na sociedade, devido à complexidade da doença e do seu tratamento.

Dependendo dos órgãos afetados e da frequência e gravidade da atividade da doença, os doentes com Lúpus podem ter que fazer medicação muito diversificada e serem tratados por várias especialidades.

Fonte: 
Associação de Doentes com Lúpus
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação de Doentes com Lúpus