OMS

Vírus do Ébola já matou cerca de 2.300 pessoas

O vírus do Ébola matou perto de 2.300 pessoas na África Ocidental desde o início da epidemia, anunciou ontem a Organização Mundial de Saúde, sublinhando que perto de metade dos casos mortais foram assinalados nos últimos 21 dias.

A febre hemorrágica Ébola fez 2.296 mortos em 4.293 casos (confirmados, prováveis e suspeitos), segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), referente a dados verificados até 06 de setembro.
O balanço anterior, publicado na sexta-feira, dava conta de 2.105 mortos em 3.967 casos assinalados na África Ocidental.
De acordo com os dados ontem divulgados, a OMS registou 1.224 vítimas mortais na Libéria, 555 na Guiné-Conacri e 509 na Serra Leoa.
A agência das Nações Unidas referiu ainda oito mortos na Nigéria em 21 casos (confirmados, prováveis e suspeitos). A OMS relatou igualmente três casos no Senegal, entre os quais está um doente confirmado.
Nos três países mais afectados pela epidemia, 47% dos casos mortais e 49% dos novos casos foram assinalados nos últimos 21 dias.
“A progressão dos casos continua a aumentar nos países onde a contaminação acontece em larga escala e de forma intensa: Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa”, indicou a organização.
Na segunda-feira, a OMS alertou que a Libéria deverá ver-se a braços com “muitos milhares de novos casos” nas “próximas três semanas”.
Com esta previsão, a OMS pretendeu alertar os parceiros internacionais que estão a tentar ajudar a Libéria para a necessidade de se prepararem para “aumentar os esforços actuais em três ou quatro vezes”.
O Ébola tem fustigado o continente africano regularmente desde 1976, sendo o actual surto o mais grave desde então.
A OMS decretou, a 08 de agosto, o estado de emergência de saúde pública mundial.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock