Associação promove férias em Valadares

Vida IN: programa que dá mais vida e autonomia aos doentes neuromusculares

Pelo 7.º ano consecutivo, a APN- Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares está a realizar a actividade Vida “IN”, uma iniciativa que visa proporcionar a doentes neuromusculares a oportunidade de desfrutar de uma experiência de vida independente, sem a presença e permanente cuidado dos seus cuidadores habituais.

Desde a primeira semana de Junho, e até 13 de Setembro, vários grupos de doentes neuromusculares terão umas férias únicas. Contando com o apoio de vários voluntários e colaboradores da APN, estes doentes têm um programa recheado de actividades como idas ao cinema, à discoteca, à praia, visitas às cidades próximas e a espaços culturais e de lazer, viagens de comboio, metro e teleférico, entre outras. Os participantes têm a oportunidade de usufruir de experiências diferentes e facilitadoras da sua integração social. Em simultâneo, esta actividade proporciona aos seus cuidadores uns dias de descanso merecido.

Este período de férias é passado na praia de Miramar em Valadares, numa moradia pessoal devidamente adaptada e, simpaticamente, baptizada de “Casa da Praia da Sãozinha e do Manel”.

Diamantino Lourenço, um doente neuromuscular que, pelo segundo ano consecutivo, realizou umas mini férias no âmbito do programa Vida IN, afirma “esta iniciativa é sem dúvida uma lição de vida, quer para os voluntários, atendendo à sua futura profissão na área de saúde, quer para os utentes. Esta relação com os doentes traduziu-se nos mais profundos sentimentos e experiencias vividas, foram 7 dias de alegria e boa disposição, tendo como protagonistas todos os moradores da casa, sem excepção”.

Joaquim Brites, presidente da APN, alerta: “é importante sensibilizar a comunidade e angariar voluntários que, por todo o país, promovam a acção da associação e dinamizem iniciativas individuais, colectivas, familiares e, até, empresariais, capazes de fazer crescer a onda de solidariedade que ajudará a encontrar mais e melhores soluções para a melhoria significativa da vida destes doentes. A semana na casa do Manel e da Sãozinha proporciona a estes doentes um apoio, de forma a promover a sua autonomia e independência através da realização de actividades, partilha da experiência de vida com os voluntários e os assistentes pessoais”. Joaquim Brites afirma ainda, “para os familiares é o “aliviar” da sobrecarga física e emocional sentida diariamente. Nestes dias todos esquecem as adversidades da vida e usufruem da vivência deste momento de forma diferente”.

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.