Alternativa mais barata

Venda de medicamentos genéricos continua aumentar

De acordo com o relatório de Monitorização do Consumo de Medicamentos do Infarmed relativo a 2018, o consumo de medicamentos genéricos voltou a subir, tendo a quota de mercado de genéricos atingindo um máximo histórico de 63,3%. Este aumento foi de 0,6% em relação ao ano anterior e de cerca de 10% em relação a 2010.

O mesmo relatório aponta que, no total de 161 milhões de embalagens dispensadas independentemente de terem ou não correspondente em genérico, 48,4% da quota de mercado de unidades são genéricos, tendo-se registado uma subida de 1,1% em relação a 2017. Em 2010 este valor de quota de mercado era de 31,4%.

Em média, a despesa do cidadão com medicamentos, incluindo genéricos e de marca, em 2018 foi de 72,60€ per capita.

Os medicamentos genéricos constituem uma alternativa com a mesma eficácia e segurança mais barata ao medicamento de referência, contribuindo simultaneamente para o controlo da despesa do Estado e maior acessibilidade ao medicamento, assegurando assim melhores cuidados de saúde à população.

 

Fonte: 
Infarmed
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock