Congresso Europeu do Cancro

Unidade de Cuidados Paliativos Agudos do Hospital CUF Infante Santo certificada pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica

O Hospital CUF Infante Santo recebeu este sábado, em Viena, na Áustria, durante o Congresso Europeu do Cancro, a mais prestigiada distinção da European Society of Medical Oncology, uma prova do seu compromisso permanente com a excelência clínica e a humanização dos cuidados médicos

A Unidade de Cuidados Paliativos Agudos do Hospital CUF Infante Santo recebeu este sábado, dia 26 de Setembro, a certificação da ESMO (European Society of Medical Oncology - Sociedade Europeia de Oncologia Médica) como unidade certificada e de referência na prática integrada de Cuidados Paliativos e Oncologia. A ESMO é uma das sociedades médicas mais importantes a nível mundial na área da oncologia e a distinção agora atribuída é a mais relevante e prestigiante distinção ao nível europeu. O Hospital CUF Infante Santo passa assim a fazer parte dos “ESMO Designated Centres” – Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos.

Esta acreditação assenta na avaliação de práticas consensuais de qualidade, analisadas de forma anónima por avaliadores credenciados, para confirmar uma prática clínica que reconhece que muitos doentes oncológicos beneficiam da uma intervenção precoce de cuidados paliativos ao longo da sua doença e não apenas nos últimos dias de vida.

Confirma-se assim que a oncologia e os cuidados paliativos podem e devem ser prestados em conjunto, e em paralelo, com o objetivo claro de melhorar a qualidade de vida dos doentes, com benefícios para eles e também para as suas famílias.

Os doentes oncológicos podem desta forma ser referenciados aos serviços de cuidados paliativos, seja em consulta externa, seja em internamento, e ter acesso a um leque integrado e mais alargado de cuidados, com ganhos muito claros para o seu bem-estar e qualidade de vida.

No Hospital CUF Infante Santo, o trabalho da equipa interdisciplinar da Unidade de Cuidados Paliativos Agudos, pretende assegurar cuidados agudos de excelência a adultos portadores de doenças crónicas e progressivas, qualquer que seja o estádio da doença de base e dar suporte às suas famílias/cuidadores. Pretende também contribuir para esclarecer a sociedade em geral e todos os profissionais de saúde, ultrapassando quaisquer mitos ou preconceitos que ainda possam existir sobre os cuidados paliativos.

Esta prática merece ser divulgada e melhorada e a Unidade de Cuidados Paliativos Agudos do Hospital CUF Infante Santo recebe esta distinção como mais uma prova do seu compromisso permanente com a excelência clínica e a humanização dos seus cuidados médicos.

Fonte: 
JLMA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.