Governo quer reduzir impacto da poluição de compostos sintéticos

Trocar plástico por senhas de supermercado?

A cada segundo que passa, fabricam-se em média 9,5 quilos de resinas sintéticas moldáveis no mundo. Em Portugal, o Governo apresenta hoje na Fundação Calouste Gulbenkian medidas para reduzir o impacto do plástico, contidas num relatório da Agência Portuguesa do Ambiente.

O Governo português apresenta esta quinta-feira de manhã um pacote de inaciativas, fruto das conclusões de um grupo de trabalho sobre plásticos, para combater o desperdício de compostos sintéticos (plástico) no meio ambiente, em Portugal, sendo uma das medidas incentivar os portugueses a trocar plástico por vales de compras em supermercados, noticia o “Diário de Notícias”.

A cada segundo que passa, fabricam-se em média 9,5 quilos de resinas sintéticas moldáveis no mundo, um poluente que está a gerar cada vez mais preocupação a nível mundial. Em Portugal, o Governo apresenta hoje na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) medidas para reduzir o impacto do plástico, contidas num relatório da Agência Portuguesa do Ambiente.

“Até 2021, Portugal vai ter um sistema de incentivos para quem reciclar estes materiais. Uma das medidas é a intalação de unidades de recolha em pontos de grande venda de plásticos, como os supermercados.”, conta Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, ao DN.

“O peso que o consumidor entregar será depois convertido em senhas de compras nesses mesmos estabelecimentos”, explica.

 

Fonte: 
O Jornal Económico
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay