“Maio, Mês do Coração”

Torneios de padel, golfe e futebol contra as doenças cardiovasculares

No âmbito das comemorações de “Maio, Mês do Coração”, dedicado este ano ao “Coração no desporto”, a Fundação Portuguesa de Cardiologia vai promover torneios de padel, golf e futebol, para apelar a uma vida saudável através da prática de atividade física regular. As atividades terão uma componente solidária, na medida em que parte do valor de cada inscrição reverterá a favor da Fundação, como forma de dar continuidade às iniciativas de prevenção das doenças cardiovasculares junto da população.

Os torneios iniciais, agendados para dia 6 de maio, sábado, serão os de padel e golfe, decorrendo o primeiro no Padel Campo Grande, e o segundo no campo de golf da Aldeia dos Capuchos.  Como complemento e ainda no mesmo âmbito, decorrerá durante o mês de maio um Torneio Solidário de Futebol dirigido a empresas, no Parque de Jogos 1º de Maio, em Lisboa, estando prevista a jornada final para o dia 28, domingo.

Um estudo* apresentado pela FPC na Sessão de Abertura do Mês do Coração 2017, revela que dois em cada três portugueses são sedentários, e que 67% da população pratica menos de uma hora e meia de atividade física ao longo da semana. Entre a população menos adepta do exercício físico, quase metade afirma que "fazer exercício não é muito importante nem interessante" e 33% admite ter pensado em mexer-se mais mas "o dia a dia acaba por falar mais alto". O estudo mostra ainda que há uma redução no número de portugueses que praticam algum desporto, de 36% em 2015 para 33% em 2017, dado mais evidente no grupo etário acima dos 45 anos.

Para mais informações sobre o programa das atividades desportivas, consulte: http://www.fpcardiologia.pt/ ou https://www.facebook.com/FPCardiologia/

*Estudo realizado pela empresa Gfk Metris. Foram entrevistadas 1216 pessoas em abril de 2017, selecionadas para ter uma amostra abrangente baseada nos critérios de idade, sexo, região e dimensão do agregado familiar.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock