Com apoio do Centro Nacional de TeleSaúde

Teleconsulta: utentes da zona centro têm acesso a consultas de Nefrologia no centro de saúde

A teleconsulta de Nefrologia no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) arrancou no passado dia 18 de fevereiro, com o apoio do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS). As teleconsultas realizam-se através da utilização da RSE Live, a plataforma disponibilizada pela SPMS, EPE.

Na nota publicada no site do CHMT, a diretora do Serviço de Nefrologia, Ana Vila Lobos, indicou alguns dos principais objetivos desta teleconsulta: “evitar a deslocação do utente ao hospital, através de meios informáticos, permitindo uma consulta de proximidade e em tempo real; proporcionar uma melhoria na qualidade de vida e melhoria na prestação de cuidados de saúde ao utente; antecipar as intercorrências; partilhar conhecimentos entre os nefrologistas e os especialistas de Medicina Geral e Familiar e permitir que todos os cidadãos tenham as mesmas condições de acessibilidade à saúde renal.”

Os utentes têm agora acesso a consultas de Nefrologia no centro de saúde, através do protocolo estabelecido com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria.

O Centro Nacional de Telessaúde, sob a responsabilidade da SPMS, EPE, incentiva o desenvolvimento da telessaúde no sistema de saúde português e apoia diretamente a implementação de teleconsultas no SNS, que podem ser realizadas em diversas especialidades médicas.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock