Especialistas

Taxa de sobrevivência do cancro do pulmão poderá duplicar nos próximos cinco anos

No âmbito do Dia Mundial Contra o Cancro, que se assinala a 04 de fevereiro, irá realizar-se no próximo dia 28 de janeiro o evento Inspired Evolution - Novas Terapêuticas no Carcinoma do Pulmão. Em Portugal, o cancro do pulmão é o 4º cancro com mais incidência, logo a seguir do cancro da mama, próstata e cólo-retal. A nível nacional registam-se cerca de 4.000 novos casos por ano e é ainda o responsável pela maior taxa de mortalidade. No entanto, os especialistas acreditam que a taxa de sobrevivência poderá duplicar nos próximos cinco anos.

O Inspired Evolution é um evento médico, que reunirá mais de 100 especialistas nacionais e internacionais, que tem como objetivo o debate sobre novas terapêuticas no cancro do pulmão.

Nos últimos anos tem-se assistido a uma grande evolução no tratamento do cancro do pulmão de células não pequenas, alcançando-se uma maior sobrevivência com um menor impacto na qualidade de vida dos doentes. Esse feito tem sido conseguido graças à constante investigação procurando soluções terapêuticas inovadoras, personalizadas ao tipo de cancro do pulmão apresentado pelo doente. Exemplo disso são as terapêuticas-alvo dirigidas a moléculas mutadas nas células cancerígenas e a imunoterapia através da qual o sistema imunitário é estimulado, detetando e destruindo as células neoplásicas com maior eficácia.

Uma das áreas de destaque deste evento é a abordagem feita a esta nova era de tratamentos para o cancro do pulmão, que poderão permitir, num futuro próximo, o aumento da taxa de sobrevivência, mantendo a qualidade de vida.

Segundo Fernando Barata, Presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, “estes tratamentos são realmente uma viragem no tratamento desta doença, cuja taxa de sobrevivência a cinco anos se situa apenas nos 15% a 18%”. Acrescenta ainda que “para tal contribui o facto, do cancro do pulmão ser muitas vezes um cancro assintomático e os doentes chegarem aos especialistas já em estadio avançados e com metástases”.

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock