Ordem dos Enfermeiros:

SRC encerra na Covilhã ciclo de conferência sobre novo modelo profissional

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros realiza terça-feira, 13 de Janeiro, na Covilhã uma conferência para divulgar o seu Modelo de Desenvolvimento Profissional, que visa a melhoria dos contextos da prática e dos cuidados prestados aos cidadãos.

Trata-se da 7ª e última conferência de um ciclo intitulado “Acreditação dos Contextos de Prática Clínica Passo a Passo…”, dirigido aos enfermeiros a trabalhar em instituições da Região Centro.

O ciclo teve início a 14 de Abril de 2014 em Aveiro, e já teve sessões nas restantes cinco capitais de distrito, em Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu.

A conferência de terça-feira está programada para as 16h30, para o Auditório do Centro Hospitalar Cova da Beira E.P.E., na Covilhã.

É subordinada ao tema Metodologias de Organização de Cuidados de Enfermagem. Tem como oradora convidada a Enf.ª Filomena Maia, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros (OE).

Cada uma das sessões foi dedicada a um dos “sete pilares” do MPD, e visam dotar os enfermeiros de mais informação sobre um modelo já aprovado pela Assembleia da Republica, com a publicação da Lei nº111/2009 de 16 de Setembro, no seu artigo 7º e que aguarda apenas a sua operacionalização por parte do Ministério da Saúde, integrada na nova alteração estatutária, actualmente em fase discussão.

“Pretendemos que os colegas entendam melhor as vantagens que o Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP) tem para si, para as instituições de saúde e para a população”, sublinha o Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Centro (CERC), Enf.º Hélder Lourenço.

É convicção de que o novo MDP trará “uma melhoria efectiva da qualidade dos cuidados prestados” aos cidadãos.

Fonte: 
GCIC - Gabinete de Comunicação e Imagem
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
GCIC - Gabinete de Comunicação e Imagem