13 de Outubro – Dia Mundial da Visão

SPO promove rastreios e alerta para os problemas da saúde ocular dos portugueses

No âmbito do Dia Mundial da Visão, que este ano se celebra a 13 Outubro, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia promove na Praça dos Leões, em frente à Reitoria da Universidade do Porto, uma ação de rastreio a partir das 10h00 e que decorrerá ao longo de todo o dia. O principal objetivo é sensibilizar e alertar a população para a necessidade de vigiar regularmente a saúde dos seus olhos, dando particular ênfase ao diagnóstico precoce como fator potencialmente decisivo para a prevenção de doenças oculares.

Pedro Menéres, Médico Oftalmologista da Direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) afirma que “as pessoas preocupam-se cada vez mais com um estilo de vida saudável, mas muitas ainda esquecem ou desconhecem a necessidade de cuidar devidamente da saúde dos seus olhos. A grande maioria das deficiências visuais podem ser evitadas e/ou tratadas quando detetadas atempadamente”.

Dr. Pedro Menéres afirma ainda, “o rastreio para a prevenção da cegueira é das estratégias com melhor relação custo-benefício. As crianças devem ser observadas aos 3 anos, de forma a detetar problemas que passam despercebidos aos pais como o “olho preguiçoso”. Os adultos depois dos 40 anos também devem consultar regularmente o Médico Oftalmologista: A prevenção do glaucoma, bem como o tratamento desta doença, das Cataratas ou das doenças da Retina é fundamental". O programa do dia da visão contempla um conjunto de atividades que vão desde rastreios, realizados por médicos de diversos hospitais, até jogos lúdicos e simbólicos que permitirão que a população experimente, ainda que por breves instantes, a dificuldade de viver sem ver.

Os cuidados com a visão devem manter-se ao longo da vida. O Dia Mundial da Visão pretende lembrar que as principais causas de cegueira no mundo podem ser prevenidas e/ou tratadas se as populações tiverem acesso a cuidados de saúde Oftalmológicos adequados.

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock