21 de maio - Dia Nacional e Europeu da Obesidade

Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade assinala a efeméride com o tema ‘Obesidade: Uma responsabilidade de todos!’

A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade organiza no próximo dia 21 de maio, o seminário “Obesidade: Uma responsabilidade de todos!”, evento que pretende colocar em destaque uma doença que afeta mais de 1 milhão de portugueses.

Segundo os últimos dados do INE, mais de metade da população adulta em Portugal (52,8%) sofre de pré-obesidade ou obesidade, situação que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crónicas como a diabetes ou doenças cardiovasculares.

Discutir a responsabilidade de uma doença incentivada pelos hábitos e comportamentos da nossa sociedade é o objetivo do evento que numa primeira parte expõe o tema “Prevenção, referenciação e seguimento” da obesidade e excesso de peso nas diferentes idades: pediátrica, adulta e no idoso. O debate “Uma responsabilidade de todos” tem depois início, com a moderação da Presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), a Professora Doutora Paula Freitas.

Vivemos numa sociedade que incentiva o consumo de comida rápida, altamente prejudicial para a saúde, e o sedentarismo das 8h de escritório. O resultado é simples: 16,4% da população portuguesa com idade igual ou superior a 18 anos sofre de obesidade, tornando esta enfermidade um dos principais problemas de saúde pública no nosso país e, desta forma, um problema de todos.

Alertar para as consequências desta doença, bem como para a necessidade de adotar estratégias que visem uma mudança de hábitos e comportamentos, para um estilo de vida saudável, é crucial dado o crescente impacto dos doentes obesos nos serviços de saúde.

Campanhas como “Comprometidos com um peso saudável”, com a colaboração e apoio da SPEO, assumem grande importância neste contexto, ao consciencializar não só sobre a necessidade de perder peso e adotar um estilo de vida saudável, mas também sobre a necessidade de fazê-lo com supervisão médica e o apoio de uma equipa multidisciplinar.

Consulte aqui o programa do evento.

Fonte: 
GCI
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.