No Porto

Sétima Conferência Europeia do Tabaco e Saúde inicia-se hoje

O Presidente da República, a rainha Letizia de Espanha, o comissário Europeu da Saúde e Segurança e os ministros da Saúde de Portugal e de Espanha participam hoje, no Porto, na sétima Conferência Europeia do Tabaco e Saúde.

Organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a sétima edição da Conferência Europeia do Tabaco e Saúde vai decorrer no Porto até sábado e conta com a participação de médicos e peritos de Portugal, Espanha e outros países europeus, bem como delegados de toda a União Europeia.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o tabaco é atualmente responsável por mais mortes do que a sida, a tuberculose e a malária juntas e os custos do tabaco representam cerca de seis por cento do gasto mundial com saúde.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a organização do evento em Portugal "será uma oportunidade para congregar todos os profissionais que lutam, diariamente, por uma melhor saúde em que se enquadra, indubitavelmente, o controlo dos hábitos tabágicos".

O programa da conferência contempla as questões relativas ao controlo do tabagismo em várias vertentes, nomeadamente as políticas nacionais e internacionais, a prevenção e cessação, os projetos desenvolvidos a nível europeu e mundial, bem como o impacto do consumo de tabaco sobre a saúde.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a rainha Letizia de Espanha, o comissário europeu da Saúde e Segurança, Vytenis Andriukaitis, e os ministros da Saúde de Portugal vão estar presentes na sessão de abertura.

Letizia assistirá à conferência também na qualidade de presidente honorária da Associação Espanhola Contra o Cancro.

A conferência realiza-se de três em três anos, tendo as mais recentes acontecido em Istambul e Amesterdão.

Antes da conferência, o comissário europeu reúne-se com o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock