18 a 20 de outubro

Segurança e Saúde no Trabalho em destaque na Conferência da APSEI

A APSEI - Associação Portuguesa de Segurança vai organizar, de 18 a 20 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril, a PROTEGER 2016, a quinta edição da maior conferência portuguesa dedicada ao setor da segurança. Durante três dias, dezenas de entidades ligadas à proteção de pessoas e bens, vão debater o estado atual e o futuro do setor.

No auditório 3 do Centro de Congressos do Estoril vai ser debatida a Segurança e Saúde no Trabalho, um tema que contará com a presença do Inspetor-Geral da ACT, Pedro Pimenta Braz, que irá presidir a Sessão Solene no dia 18 de outubro às 10:00.

A manhã de dia 18 será dedicada a “Equipamentos de proteção individual: a última fronteira da proteção do trabalhador” onde serão debatidos temas como "Promover a correta utilização de equipamentos de proteção individual. A experiência espanhola”, “Perspetiva europeia sobre os EPI”, “Guias de apoio à seleção de EPI: projeto ACT – APSEI – IPQ” e “Gestão e sensibilização para uma cultura de segurança no trabalho: a contribuição da sinalização de segurança”. A tarde será destinada ao tema “Qualidade e competência na segurança e saúde no trabalho” e vai contar com temas como “Certificação dos sistemas de gestão de SST: principais alterações à ISSO 45001”, “Perspetiva europeia sobre a formação em SST”, “A intervenção da ENSHPO e a qualificação europeia de profissionais de SSO” e “Mind Safety – Safety Matters!”.

A manhã de dia 19 de outubro, segundo dia da conferência, sob o mote “Segurança no transporte e movimentação de mercadorias perigosas”, vai abordar temas como “Enquadramento internacional do transporte de mercadorias perigosas”, “Classificação e rotulagem de mercadorias perigosas – transporte vs utilização”, “Apresentação do projeto associativo da APSEI para as mercadorias perigosas”, “Multimodalidade no transporte de mercadorias perigosas”, “Fiscalização e atuação em incidentes NRBQ” e “Sistema de formação e certificação para transporte aéreo de mercadorias perigosas”. A tarde será subordinada ao tema “Respostas da segurança e saúde no trabalho às tendências sociais e económicas do trabalho” e serão abordados temas como “Regulamentação europeia sobre SST: desafios e contributos”, “A senioridade nos locais de trabalho”, “Tendências das doenças profissionais em Portugal” e “Gestão da sinistralidade – Evidências psicossociais”.

Na manhã do dia 20 de outubro, sob o tema “Substâncias psicoativas nos locais de trabalho”, vai abordar temas como “Substâncias psicoativas nos locais de trabalho: a perspetiva da saúde ocupacional”, “Estratégias de prevenção do consumo de substâncias psicoativas nos locais de trabalho – casos práticos”, “Comportamentos aditivos. Prevenção e intervenção em contexto laboral” e “Análise sobre o futuro do trabalho: fármacos que melhoram o desempenho laboral”. O painel da tarde, com o tema “Riscos profissionais na indústria”, irá contar com temas como “Evolução da sinistralidade na indústria portuguesa”, “Capacidade para o trabalho: apreciação de riscos profissionais na indústria, um estudo no setor metalúrgico e metalomecânico” e “Prevenção de acidentes relacionados com a utilização de equipamentos de trabalho”.

Para além do programa de conferências onde estarão presentes alguns dos principais especialistas nacionais e internacionais, a Conferência PROTEGER 2016 terá ainda uma zona de exposição de soluções de segurança onde os visitantes poderão conhecer as novidades do mercado e interagir com distribuidores, fabricantes e instaladores nas várias áreas da segurança.

Os profissionais que estejam interessados em participar deverão visitar o site oficial do evento em www.proteger.pt e conhecer as ações de formação disponíveis, o programa das conferências e fazer a sua inscrição.

Na última edição, em 2014, participaram 1.660 profissionais. Durante três dias, o Centro de Congressos do Estoril acolheu mais de 50 apresentações nas conferências e foram organizadas cinco ações de formação. Na área de exposição, com cerca de 1000 m2, estiveram presentes 25 empresas expositoras e muitas novidades tecnológicas. 

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.