Malo Clinic

Saúde oral da criança e do adolescente

A Odontopediatria é a especialidade dedicada à manutenção da saúde oral de bebés, crianças e adolescentes.

A nossa equipa de profissionais atua com o objetivo de evitar, diagnosticar e corrigir precocemente alguns problemas, garantindo que a criança atinja a idade adulta com uma boca saudável a nível funcional e estético. 

E porque a prevenção é fundamental saiba mais sobre alguns temas de interesse…    

A 1.ª Consulta
A primeira visita ao dentista deve acontecer quando surgem os primeiros dentes temporários (dentes de leite), entre os 6 meses e 1 ano.

Repita as consultas de rotina de 6 em 6 meses.

Os primeiros Dentes  
Os primeiros dentes nascem normalmente entre os 6 e os 8 meses e cerca dos 3 anos a primeira dentição já estará completa.

Irritabilidade, aumento da salivação, dificuldade em dormir e falta de apetite são alguns dos sintomas associados à erupção dos dentes. Alivie o desconforto do bebé limpando a gengiva 2 a 3 vezes ao dia com um gaze molhada ou dedeira especial.   

Chupeta e biberão
O uso da chupeta deve ser abandonado até aos 3 anos, idade em que ainda poderá ser possível a autocorreção da má oclusão sem necessidade de intervenção.

Perto de 1 ano substitua o biberão pelo copo, palhinha ou colher, e elimine o biberão noturno. O Odontopediatra poderá dar-lhe alguns conselhos para facilitar esta transição.  

A Cárie Precoce da Infância
Também conhecida por “cárie do biberão” é uma cárie aguda, agressiva e de evolução rápida, que se não for diagnosticada e tratada pode resultar na perda precoce de dentes.

Previna, iniciando desde cedo os hábitos de higiene oral e optando por uma dieta equilibrada e com açúcares controlados. Elimine hábitos como a ingestão de leite materno ou outros líquidos açucarados durante o sono.   

Sedação consciente
O Odontopediatra está preparado para lidar com o receio e a ansiedade que a visita ao dentista pode provocar na criança. É no entanto possível recorrer à sedação consciente uma técnica fácil e segura que permite tranquilizar a criança mantendo-a consciente.   

Os Dentes Definitivos 
Os dentes definitivos nascem entre os 6 e os 7 anos de idade, e inicia-se com o 1.º molar definitivo, só depois começa a troca dos dentes da frente.

Traumatismos
Sempre que um dente definitivo partir ou cair deverá contactar o dentista o mais rapidamente possível, idealmente nos primeiros 60 minutos. Eventualmente o dente ou fragmento de dente poderá ser recolocado. Para tal é importante que o dente ou o fragmento seja conservado num copo com soro ou leite ou na boca, entre a bochecha e a gengiva.

Selantes
O selante é semelhante a um verniz que protege a superfície dos dentes saudáveis prevenindo o aparecimento de cáries. Geralmente recomenda-se a sua utilização nos primeiros molares definitivos, dentes que nascem entre os 6 e os 7 anos de idade.

Aparelhos Dentários
Na altura em que nascem os dentes definitivos é importante que o Odontopediatra avalie se existe mau posicionamento dentário e se há necessidade de utilizar aparelho ortodôntico, reencaminhando a criança para o especialista em Ortodontia. 

ABC da Escovagem 
Uma boa higiene oral é fundamental para a uma boca saudável, saiba tudo sobre a escovagem adequada a cada idade.

0 Aos 3
No bebé, a seguir à amamentação limpar com uma gaze humedecida lábios, gengivas e língua. Assim que nasçam os primeiros dentes deve usar-se uma escova macia e de tamanho adequado e fazer a escovagem duas vezes ao dia, especialmente a seguir à última refeição. Não se deve utilizar pasta até que a criança consiga cuspir.  

3 Aos 6
Escovagem é progressivamente realizada para criança, sempre supervisionada pelos pais, 2 a 3 vezes ao dia usando uma pasta com fluor indicada pelo dentista. Para além do uso de uma pasta com fluor, deve também iniciar o uso de fio/fita dentária

Mais de 6
Com a supervisão dos pais, a criança deve escovar os dentes sozinha 2 a 3 vezes ao dia. Para além do uso de uma pasta com fluor, deve continuar o uso de fio/fita dentária. Normalmente entre os 8/10 a criança já tem a destreza manual necessária para esta tarefa sozinha.

Este artigo foi escrito ao abrigo no novo acordo ortográfico

Fonte: 
MALO CLINIC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.