Em 2015

Santa Casa de Lisboa com 5,8 milhões positivos

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa apresentou resultados positivos de 5,8 milhões de euros em 2015, uma subida de 17,6% em relação ao ano anterior.

De acordo com o relatório & Contas 2015 da instituição, as receitas registaram em 2015 um aumento de 8,1 %, face a 2014, para um montante de 216,7 milhões de euros.

O documento assinala um aumento das receitas correntes em 8,1%, nomeadamente as provenientes da área da Ação Social e do Património, que subiram respetivamente 3,8% e 56%.

Pelo contrário, registou-se uma quebra nas receitas na área da Saúde (-7,4%) resultante principalmente da redução nas prestações de serviços e do impacto decorrente das quebras de resultados das aplicações financeiras.

“A exploração, designadamente das unidades hospitalares, continua a apresentar resultados negativos, por efeitos do tipo de cuidados prestados. Ainda assim, o resultado líquido negativo foi inferior ao registado no ano transacto, nomeadamente no CMRA [Centro de Medicina de reabilitação de Alcoitão], que obteve uma melhoria de 1 milhão de euros no resultado líquido”, é assinalado.

A instituição registou em 2015 uma redução global nas despesas para 198 milhões de euros, “dos quais 17,9 milhões de euros foram despesas correntes com estabelecimentos cedidos pelo Instituto da Segurança Social”, para resposta social pública na grande Lisboa.

Tratou-se de um corte nas despesas correntes de 1,5% em 2015 face ao ano anterior, “o que acontece pela primeira vez desde o início da Grande Crise Financeira de 2008”, é descrito no documento.

A despesa realizada verificou-se sobretudo na Ação Social (59%) e na Saúde (22%). Quase 20 milhões do total da despesa são referentes a despesas com estabelecimentos cedidos pelo Instituto de Segurança Social.

Apesar do crescimento económico de 1,5% registado em 2015, segundo o relatório, não se verificou nesse ano uma diminuição de procura de ajuda junto da Santa Casa.

A Santa Casa destaca ainda uma redução de 10% nas despesas com fornecimento e serviços externos em 2015, face a 2014.

Em relação a 2014, registou-se um decréscimo de 8,4 milhões de euros no investimento.

No entanto, verificou-se o aumento em 31,8%, relativamente a 2014, no investimento realizado na área do Património, que incluiu a aquisição do Hospital Militar da Estrela por 14,9 milhões de euros.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.