A assinalar os 50 anos do CMRA

Santa Casa abre unidades assistidas em Alcoitão para acolher jovens carenciados

Pedro Santana Lopes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa inaugurou duas Unidades Habitacionais Assistidas para jovens carenciados com incapacidade motora, no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.

Com estas Unidades, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) dá mais um passo na consolidação da sua aposta na área da Saúde, estratégica para a instituição, no sentido de concretizar e viabilizar respostas sociais relevantes e necessárias à população.

Estes dois novos espaços – os primeiros de vários a abrir faseadamente – assumem-se como uma resposta inovadora e complementar para jovens carenciados ou outros que, pela sua condição, não têm possibilidade de permanecer nas respetivas habitações, ou que necessitam de um espaço residencial de transição, antes de serem acolhidos no seio familiar ou noutro equipamento. A Santa Casa dá, assim, resposta a um dos maiores problemas com que o país se defronta e que preocupa cada vez mais os profissionais desta área.

O investimento da SCML nestas soluções num contexto de reabilitação, potencia a participação ativa de pessoas com grande incapacidade nas ocupações domésticas, de lazer, profissionais ou escolares, contribuindo para o aumento da sua qualidade de vida e da sua inclusão futura. Visando colmatar uma carência de respostas sociais, as Unidades constituem um contributo significativo para o reequilíbrio pessoal e afirmação das potencialidades destes jovens, promovendo a educação para a autonomia e a (re)construção do seu projeto de vida, devidamente inserido e amplamente beneficiado por uma estrutura de serviços de um centro de reabilitação. 

Com laboratórios únicos no país, a estratégia de requalificação das infraestruturas e de reequipamento das áreas de diagnóstico e terapêutica permitiram ao CMRA posicionar-se de forma diferenciada em setores estratégicos face aos outros serviços nacionais. Exemplo disso é a disponibilização de equipamentos como o LOKOMAT (sistema de marcha robotizado), o Tanque de Marcha (marcha em meio aquático) ou do Exoesqueleto.

Esta inauguração acontece no dia em que o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) assinala 50 anos, tendo recebido os primeiros doentes a 20 de abril de 1966. Considerado desde sempre como uma das melhores instituições na área da Medicina de Reabilitação no mundo, o CMRA é hoje uma referência única a nível nacional e europeu.

O 50º aniversário do Centro foi comemorado junto dos utentes e colaboradores, com a presença do Provedor da SCML, tendo recebido da Associação Salvador duas Xbox e seis tablets – uma doação da Microsoft Portugal – que farão a diferença ao nível da terapia ocupacional para crianças e jovens em tratamento no CMRA. É, também, um exemplo de inovação e da aposta na modernização tecnológica do centro, ao serviço dos melhores cuidados para os utentes.

A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, e Helena Lopes da Costa, administradora da SCML para a área da Saúde, marcaram também presença na sessão dedicada à Inovação e Tecnologia no CMRA, onde foi destacada a sua dimensão internacional na investigação clínica e neuroreabilitação, bem como outros exemplos pioneiros nos quais o Centro continua a evidenciar-se.

Reconhecido como uma marca de Excelência em Reabilitação, o CMRA dá um passo relevante na diversificação da sua oferta, desenvolvendo um modelo de reabilitação a aplicar em ambiente não hospitalar, mediante a transmissão de competências e estratégias facilitadoras de autonomia e independência.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Google images