Evento

Reunião Científica leva mais de uma centena de médicos de família e farmacêuticos comunitários a Ponta Delgada

Com a presença do secretário regional de saúde da Região Autónoma dos Açores, Rui Luís e do reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar, que apoiaram esta realização, decorreram no passado sábado, dia 30 de Março, na Aula Magna da Universidade dos Açores em Ponta Delgada as l Jornadas Atlântidas da Saúde, uma iniciativa que juntou mais de 100 médicos de família e farmacêuticos comunitários do arquipélago, para uma atualização de temas, conteúdos e conceitos prelecionados e relacionados com áreas chave para a Medicina Geral e Familiar.

Organizadas pela MJGS, Lda e em colaboração com a A. Menari Portugal, as Jornadas Atlântidas da Saúde juntaram especialistas das áreas da cardiologia, pneumologia, urologia, dor e nutrição, para falar sobre algumas doenças que mais levam os doentes a procurar a ajuda médica ou farmacêutica.

Entre os oradores estiveram Carlos Aguiar, especialista em cardiologia, que apresentou os novos paradigmas da Hipertensão Arterial e Risco Cardiovascular e o especialista em nutrição, Telmo Barroso, cuja intervenção incidiu sobre a importância das vitaminas e dos minerais, a par de uma alimentação saudável.


A intervenção do Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, marcou o arranque do evento 

Beatriz Craveiro Lopes, especialista na área da Dor, abordou a temática da “Dor Aguda em Situações Crónicas” e o “O Sexo e o Coração” foi o tema da intervenção do urologista José Palma dos Reis, enquanto o especialista Eurico Silva centrou a sua intervenção sobre aquelas que são as doenças respiratórias mais prevalentes na região, a Asma e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

José Santos Dias, especialista em Urologia, encerrou este encontro com uma intervenção sobre aquela que é considerada a doença mais comum no homem e que atinge cerca de 80% dos homens com idade superior a 75 anos, a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).


O Professor João Luís Gaspas, Reitor da Universidade dos Açores, discursou na abertura das Jornadas 

Quer o secretário regional de saúde, Rui Luís quer o reitor da universidade dos Açores, João Luís Gaspar, aplaudiram esta iniciativa e colocam-se à disposição para a sua continuidade no futuro, cientes de que a insularidade e a distância dos hospitais, no caso de algumas ilhas, constituem um imperativo para a maior e melhor formação de todos os profissionais de saúde da região.

Fonte: 
MJGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.