Época gripal 2014/2015

Resultados da 6ª Edição Vacinómetro

Pelo 6º ano consecutivo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar apresentam os resultados da primeira vaga do Vacinómetro®.

Até ao momento, estima-se que tenham sido vacinados contra a gripe sazonal:

• 44% dos portugueses com 65 ou mais anos

• 26% com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos

• Mais de um milhão de portugueses com 60 ou mais anos

• 36% dos indivíduos portadores de doenças crónicas

• 38% dos profissionais de saúde com contacto directo com doentes

Até ao momento, estima-se que tenham sido vacinados pela primeira vez:

• 9% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação

Até ao momento, estima-se que tenham intenção de se vacinar:

• 31% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação

• 47% dos indivíduos com 65 ou mais anos

 

Pelo 6º ano consecutivo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da Sanofi Pasteur MSD (SPMSD), apresentam os resultados da primeira vaga do Vacinómetro®.

Lançado em 2009, o Vacinómetro® permite monitorizar em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

A iniciativa conjunta da SPP, da APMGF e SPMSD, vai decorrer durante 5 meses. Os próximos resultados serão divulgados nas seguintes datas:

• 18 de Novembro de 2014

• 24 de Fevereiro de 2015

 

Sobre o Vacinómetro

Objectivo - Monitorizar a cobertura vacinal contra o vírus da gripe na época gripal de 2013/2014, junto de quatro grupos de indivíduos pertencentes ao grupo recomendado e a grupos de vacinação prioritária, indicados pela DGS: (grupo 1) indivíduos com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos; (grupo 2) indivíduos com 65 ou mais anos; (grupo 3) indivíduos portadores de doenças crónicas; (grupo 4) indivíduos trabalhadores em instituições de saúde.

Metodologia - Questionários de aplicação telefónica, através do sistema CATI.

Universo - População portuguesa residente em território continental, com idade compreendida entre os 60 e os 64 anos, ou com idade igual ou superior a 65 anos, ou portadora de doenças crónicas, ou trabalhadora em instituições de saúde, de ambos os géneros e telefone fixo ou móvel.

Amostra por fase - Inquirição aleatória de 1500 indivíduos: (grupo 1) 300 indivíduos com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos; (grupo 2) 600 indivíduos com 65 ou mais anos; (grupo 3) 300 indivíduos portadores de doenças crónicas; (grupo 4) 300 indivíduos trabalhadores em instituições de saúde.

 

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock