Administração Regional de Saúde do Centro

Região Centro já ativou Plano de Contingência de Saúde para o verão

O Plano de Contingência Saúde Sazonal, Módulo Verão - Região Centro 2019 da Região, entrou em vigor ontem e prolonga-se até dia 30 de setembro, anunciou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

O Plano de Contingência Saúde Sazonal, Módulo Verão - Região Centro 2019 entra quarta-feira em vigor, prolongando-se até dia 30 de setembro, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Este plano contém as "orientações estratégicas e referenciais que permitem comunicar o risco, e a gestão desse risco, à população e aos parceiros do setor da saúde, bem como capacitar os cidadãos para a sua proteção individual e a adequação dos serviços de saúde para uma resposta pronta e eficaz ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada".

"O objetivo principal consiste em prevenir e minimizar os efeitos negativos do calor extremo na saúde da população em geral e dos grupos de risco em particular - idosos, crianças, pessoas com doenças crónicas e pessoas que trabalham ao ar livre, por exemplo", refere o comunicado da ARSC.

Por outro lado, pretende-se  "minorar outros fenómenos com impacto na saúde cuja frequência pode aumentar no verão, como os incêndios, afogamentos, acidentes ou toxi-infeções alimentares coletivas".

"A hidratação e a manutenção do conforto térmico são medidas/recomendações a implementar, em particular junto das populações mais vulneráveis e dos referidos grupos de risco", lê-se na nota.

"Portugal tem sido afetado, ao longo dos últimos anos, por fenómenos climáticos extremos e, decorrente da sua localização geográfica, pode considerar-se um dos países europeus mais vulneráveis às alterações climáticas e aos fenómenos climáticos extremos", recorda a Administração Regional de Saúde do Centro.

"Estas alterações de frequência e intensidade dos fenómenos climáticos extremos, que ocorrem com frequência na primavera/verão, sendo uma ameaça para a saúde pública, podem produzir efeitos graves na saúde humana, com um potencial aumento da morbilidade e aumento da procura dos serviços de saúde", chama à atenção esta entidade.

Para mais informações pode consultar este plano na página oficial da ARSC (www.arscentro.min-saude.pt).

Fonte: 
Administração Regional de Saúde do Centro
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock