Região Centro

Reforçar na Europa as boas práticas do envelhecimento ativo

O coordenador científico de um consórcio que reúne diversas entidades do Centro de Portugal, João Malva, realçou que a região tem condições para influenciar as boas práticas na área do envelhecimento ativo na Europa.

Segundo este investigador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), as soluções a desenvolver pelo consórcio ageing@coimbra “têm de ser muito inovadoras” para que a região Centro possa “reforçar o seu compromisso no espaço europeu” neste domínio.

João Malva falava a propósito de uma mesa redonda subordinada ao tema “Demographic Changes and Ageing - Networks across Europe” (“Mudanças Demográficas e Envelhecimento – Redes na Europa”), promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (UE), em Bruxelas.

Os trabalhos contaram com a intervenção inicial da presidente da CCDRC, a professora universitária Ana Abrunhosa, e testemunhos de representantes de outras regiões europeias que dinamizam projetos sobre alterações demográficas.

“Queremos encontrar mecanismos para replicarmos as nossas boas práticas ao nível do envelhecimento ativo e saudável e darmos-lhes escala na Europa”, disse João Malva.

Na sua opinião, o desenvolvimento e partilha de boas práticas nestas áreas constitui “um desafio e uma grande oportunidade” para criar negócios e promover o emprego, dando resposta ao reconhecimento do Centro de Portugal pela Comissão Europeia “como região de referência” para o envelhecimento ativo.

“Esta é uma oportunidade para o tecido académico e empresarial da região”, sublinhou.

O ensino, a investigação e o empreendedorismo são algumas das apostas do ageing@coimbra, que integra a própria FMUC, a Universidade de Coimbra, a Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto, a Administração Regional de Saúde do Centro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes.

Este encontro, realizado no âmbito da Semana Europeia das Regiões e Cidades – Open Days, permitiu “dar visibilidade à região Centro” e aos seus projetos sobre envelhecimento ativo e saudável, frisou João Malva.

Participaram ainda no painel responsáveis de outros empreendimentos regionais da Polónia, Espanha, França, Holanda e Alemanha.

A comitiva do Centro ao Open Days integra ainda Amílcar Falcão (vice-reitor da Universidade de Coimbra), Duarte Nuno Vieira (catedrático da FMUC), Ramiro Miranda (diretor da Segurança Social em Coimbra), Teresa Mendes (presidente do Instituto Pedro Nunes), António Cunha (diretor do Laboratório de Sistemas e Automação do IPN), José Martins Nunes (presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e José Tereso, presidente da Administração Regional de Saúde.

Organizado pelo Comité das Regiões e pela Direção Geral de Política Regional da Comissão Europeia, o Open Days – o maior evento anual no calendário das regiões europeias – decorre até quinta-feira, em diferentes locais da capital belga, contando o programa com a cooperação do Parlamento Europeu, da presidência da União Europeia e de quase 200 regiões e cidades de mais de 30 países.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock