Núcleo Saúde Mais Próxima

Rastreios gratuitos à diabetes em Lisboa

Os enfermeiros do Núcleo Saúde Mais Próxima da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa realizam, de 7 de janeiro a 11 de março, rastreios à diabetes em vários locais da cidade de Lisboa, das 9h00 às 20h00.

O Núcleo Saúde Mais Próxima (NSMP) conta com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) como parceiro científico para a realização dos rastreios.

A realização destes rastreios é uma das principais formas de sensibilizar a população para a importância de adotar estilos de vida adequados e controlar os fatores de risco conhecidos, tais como hipertensão arterial, hipercolesterolemia, tabagismo, diabetes, sedentarismo e stress psicossocial.

O Núcleo Saúde Mais Próxima foi lançado pela Santa Casa em 2012 para fomentar hábitos saudáveis e avaliar o estado de saúde dos lisboetas, que tendem a descurar a sua saúde e a adiar as idas ao médico. Esta unidade móvel está habitualmente em vários pontos da cidade para rastreios de saúde de ordem diversa.

Além dos rastreios gerais (que incluem medição de tensão arterial, glicemia, colesterol, AVC, doenças neurológicas e saúde visual), o NSMP trata diferentes patologias, sobretudo as que mais afetam os portugueses, em campanhas bimestrais. Até à data, já se fizeram rastreios ao cancro da pele, doenças respiratórias e cardiovasculares, obesidade e diabetes.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock