Hospital CUF Infante Santo e Clínica CUF Miraflores

Rastreio gratuito do cancro oral e maxilofacial

Principais destinatários são fumadores, consumidores habituais de bebidas alcoólicas, portadores de HPV e pessoas com problemas dentários. O cancro da cabeça e pescoço é o 6º mais comum em todo o Mundo. Há 1500 novos casos de cancro oral por ano, mas o tratamento dos tumores diagnosticados atempadamente apresenta taxas de sucesso muito elevadas.

O Hospital CUF Infante Santo e a Clínica CUF Miraflores promovem esta sexta-feira, dia 26 de junho, um rastreio gratuito do cancro oral e maxilofacial. Os principais destinatários deste rastreio são fumadores, portadores do vírus do Papiloma Humano (HPV), consumidores habituais de bebidas alcoólicas e indivíduos com problemas dentários, uma vez que a má higiene oral contribui para o aparecimento de cancro.

O carcinoma da cabeça e pescoço é o 6º cancro mais comum em todo o mundo e corresponde a cerca de 4% de todos os cancros em Portugal. O cancro oral é mais frequente nos homens, acima dos 45 anos de idade, aumentando consideravelmente até aos 65 anos.

O rastreio consiste essencialmente no exame clínico da cabeça e pescoço das pessoas. Processa-se através da observação e palpação minuciosa da pele, partes moles e duras, mucosa oral e orofaringe, glândulas salivares e pescoço. A inspeção cuidada e a palpação podem ajudar a diagnosticar precocemente múltiplas lesões como úlceras da mucosa oral, língua, pavimento bucal, orofaringe, manchas de pigmentação ou tumefações faciais, do pescoço e dos maxilares.

O rastreio pode salvar vidas, porque é altamente relevante no diagnóstico precoce, em paralelo com a maior possibilidade de cura e erradicação total das lesões.

A cirurgia maxilofacial no Hospital CUF Infante Santo
A Unidade de Cirurgia Maxilofacial do Hospital CUF Infante Santo demora cerca de uma a duas semanas a intervir cirurgicamente nestes casos, o que se trata de um fator favorável a um melhor prognóstico.

Na cirurgia, quando é necessária a reconstrução, esta efetua-se apenas a um tempo operatório, o que beneficia igualmente o doente. Conta ainda com um enorme apoio anestésico, de cuidados intensivos e medicina interna.

O doente é seguido em consulta de grupo com a Oncologia Médica, unidade especializada que trabalha em colaboração constante com a unidade de Cirurgia Maxilofacial, e que poderá ponderar outras atitudes terapêuticas se indicado.

Fatores de risco
O tabaco e o álcool são os principais fatores de risco no desenvolvimento do cancro oral. O fumo do tabaco está relacionado com diversas transformações na mucosa oral e tem um efeito carcinogéneo direto nas células epiteliais.

Calcula-se que oito em cada 10 doentes diagnosticados com cancro oral fumem ou tenham fumado, tendo estes doentes um risco cinco a sete vezes superior de desenvolverem cancro oral quando comparados com não fumadores. No entanto, o tratamento dos tumores da cavidade oral, diagnosticados atempadamente, apresenta taxas de sucesso muito elevadas.

O rastreio gratuito no Hospital CUF Infante Santo e na Clínica CUF Miraflores realiza-se esta sexta-feira, dia 26 de Junho, nos seguintes horários:

CUF Infante Santo
Horário: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Localização: Edifício Av. Infante Santo nº 34 | Gabinete 6.8
Sujeito a marcação através do telefone 213 926 100

CUF Miraflores
Horário: das 09h00 às 18h00
Localização: Gabinete 2.2
Sujeito a marcação através do telefone 211 129 550

Fonte: 
JLMA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock