Alunos propõem

Pulseiras para medir poluição ou efeitos de radiações em animais

O concurso FAQtos, para alunos do ensino secundário, recebeu candidaturas com trabalhos sobre comportamento dos estudantes em relação ao telemóvel, história das telecomunicações nos Açores, pulseiras para medir poluição ou efeitos das radiações em animais e plantas.

O prémio enquadra-se no projeto FAQtos, desenvolvido pelo INOV-INESC, e é um concurso lançado para todas as escolas de ensino secundário, público e privado, visando o conhecimento acerca do impacto da radiação eletromagnética emitida por sistemas de comunicações na saúde e ambiente, e este ano o tema é "Agarra a Onda RF" (radio frequência).

"Os temas têm sido muito variados e os trabalhos excecionais. Tivemos 58 candidaturas, mais do que costume, felizmente", abrangendo áreas como física, informática, biologia, português ou matemática, e foi constituído um júri com professores do ensino secundário", explicou o coordenador do projeto, Luís Correia.

As candidaturas recebidas, em maior número do que as 51 de 2014, correspondem a um total de 214 alunos e 41 professores orientadores de 37 escolas secundárias de 13 distritos e das duas regiões autónomas.

Os alunos que realizaram os 10 melhores trabalhos, vindos de todo o país, desde Lisboa, Porto, Aveiro, Madeira ou Açores, vão hoje apresentá-los perante o júri que seleciona três - aqueles a receber prémios entre 500 e 1.500 euros, assim como bilhetes para festivais de verão.

Os professores orientadores dos projetos vencedores e as respetivas escolas também recebem prémios.

Luís Correia avançou que os trabalhos candidatos incluem desde páginas ou portais na internet sobre as radio frequências ou vídeos sobre temas como a história das telecomunicações nos Açores ou o estudo do comportamento dos estudantes em relação ao telemóvel.

"Temos uns óculos para possibilitar a pessoas cegas detetar obstáculos, um outro [trabalho] é uma pulseira para medir a poluição do ar e outros estudaram os efeitos das radiações nos animais, com experiências com ratinhos. Outros ainda [estudaram] os efeitos em plantas", continuou o investigador do INOV-INESC e professor do Instituto Superior Técnico.

O objetivo do concurso é motivar os alunos para este tipo de trabalhos pois, "infelizmente, não há muitos concursos a nível nacional para estudantes do ensino secundário, faz com que olhem para a questão das radio frequências de uma maneira que não é exclusivamente aquela do faz bem ou faz mal, como a [radiação] dos telemóveis", defendeu.

Trata-se, acrescentou, de "olhar de um ponto de vista global, com uma visão alargada do que são as radio frequências e as telecomunicações em geral".

No caso dos telemóveis, por exemplo, as radiações "não fazem mal porque os valores são muito baixos, mas as radiações de um forno microondas, lá dentro, fazem mal", clarificou.

O projeto "contribui de facto para desmistificar e criar maior conhecimento nesta área", resumiu Luís Correia.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
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