Assinado hoje

Protocolo no domínio da investigação científica

Protocolo de colaboração no domínio da investigação científica entre o INSA e a FFCUL é assinado hoje em Lisboa.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FFCUL) assinam hoje, dia 21 de Abril, pelas 16 horas, na sede do INSA, um protocolo de colaboração no domínio da investigação científica.

Com este protocolo pretende-se aumentar o aproveitamento das potencialidades das duas instituições para o desempenho das respectivas missões, através de actividades de investigação científica, do desenvolvimento tecnológico, da prestação de serviços e da promoção de iniciativas que contribuam para o fortalecimento da intervenção na comunidade. Na prática, este acordo destina-se a definir a participação conjunta em projectos de investigação e desenvolvimento, garantindo ao INSA um estatuto paralelo ao que outras entidades de acolhimento têm com a FFCUL.

Assim, o INSA vai colaborar com a FFCUL nos seguintes domínios:

  • Acolhimento de projectos que decorram sob coordenação ou com intervenção dos seus investigadores;
  • Disponibilização de investigadores e técnicos para desenvolver as acções de interesse comum e que envolvam equipas das duas instituições;
  • Coordenação e responsabilização pelas acções conjuntas, nos termos dos programas de trabalho e contratos estabelecidos com entidades financiadoras;
  • Utilização das suas instalações e de outros recursos técnicos, materiais e informáticos que sejam necessários e adequados à realização de projectos e contratos.

A colaboração científica entre o INSA e a FFCUL é uma realidade desde 1998 em projectos colaborativos e através do BioFIG (Center for Biodiversity, Functional & Integrative Genomics, 2006-2014) e do BioISI (Biosystems and Integrative Sciences Institute, 2015-2020). Tratam-se de duas unidades de investigação associadas à FFCUL e em que o INSA se constituiu como instituição parceira.

Fonte: 
Portal da Saúde
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock