Consultas e cirurgias

Protocolo entre hospitais do Oeste e de Lisboa reduz espera em Urologia

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central vai assegurar consultas e cirurgias de Urologia aos doentes em lista de espera no Centro Hospitalar do Oeste, no âmbito de um protocolo entre as duas instituições.

Os protocolos de “afiliação e de apoio na área de urologia” foram ontem divulgados pelo Centro Hospitalar do Oeste, que em comunicado explicou que os mesmos regulam os termos em que “o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) assegura a realização de consultas médicas e de cirurgias dos doentes inscritos nas respetivas listas de espera do Centro Hospitalar do Oeste (CHO)”.

A cooperação institucional entre os dois centros hospitalares resulta da convicção de que “há interesse recíproco em estreitar laços de colaboração e criar novos canais de comunicação, tendo em vista uma maior proficuidade e qualidade no desempenho das competências” dos respetivos hospitais.

A duas entidades irão colaborar nas áreas de investigação, do ensino e na prestação de serviços de saúde, informou o CHO.

A concretização da colaboração “será realizada mediante ações de cooperação técnica, partilha de informação e documentação, atividades de formação e especialização e parcerias em áreas específicas, para resposta às necessidades em cuidados de saúde dos utentes”, pode ler-se no comunicado.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro).

O Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE , integra os Hospitais de S. José, de Santo António dos Capuchos, de Santa Marta, de D. Estefânia, de Curry Cabral e da Maternidade Dr. Alfredo da Costa.

Desde agosto de 2018 foi oficialmente reconhecido como centro universitário.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock