Projeto reduz infeções para metade em 19 hospitais

As infeções hospitalares são um problema grave em Portugal, mas o projeto que durou três anos e a que se candidataram dezenas de hospitais travou o problema recorrendo a um método inovador.
Jorge Soares, diretor do programa Inovar em Saúde da Gulbenkian, explica que estes resultados são uma ótima notícia para os hospitais portugueses onde as infeções hospitalares são demasiados comuns, além de um sinal de que é possível fazer melhor sem gastar muito dinheiro.
O responsável da Gulbenkian explica que conseguiram reduzir as infeções hospitalares para metade, escreve a TSF.
Jorge Soares adianta que basicamente copiaram o que existia de bom no estrangeiro.
O projeto envolveu alguns dos maiores hospitais do país como o Santa Maria e São José, em Lisboa, ou o São João no Porto.
O Governo já anunciou que vai tentar alargar as práticas deste projeto da Gulbenkian aos outros hospitais públicos do país que por agora ficaram de fora. Portugal é um dos países da União Europeia mais afetado por infeções hospitalares.