Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Professores de Enfermagem de seis países falam sobre eutanásia para 300 finalistas

Seminário Transcultural termina, amanhã, na Escola de Coimbra. Objetivo foi levar cerca de 300 finalistas de Enfermagem a aprenderem a administrar cuidados culturalmente sensíveis.

“Perspetivas da sociedade sobre a eutanásia” é o título do painel de discussão que, amanhã (a partir das 11h00), juntará à mesma mesa dez professores de seis países, que estão em Portugal a participar no Seminário de Enfermagem Transcultural - “Cultural awareness in nursing”, organizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Com a iniciativa, que tem lugar nas instalações do ESEnfC no Polo A (Avenida Bissaya Barreto, em Celas), a instituição de ensino superior pretende levar os finalistas de Enfermagem – cerca de 300 – a conhecerem a realidade de outros sistemas de saúde e a ajudarem os futuros profissionais a analisarem os fatores culturais que interferem na saúde e nos cuidados de saúde e de Enfermagem.

Ana Paula Almeida Monteiro (professora da ESEnfC, Portugal), Liv Berit Thulin, Bente Albrigtsen (Noruega), Kristel Liesenborghs, Ingrid Coyette (Bélgica), Elisabeth Potzmann, Barbara Riegler (Áustria), Simone Vidal Santos, Jeferson Rodrigues (Brasil) e Maria Rosa Iglesias Parra (Espanha) constituem o grupo de docentes que vai animar o debate com os estudantes do 4º ano da licenciatura em Enfermagem.

Também durante o período da manhã (um pouco mais cedo, às 9h00), será apresentada a comunicação “Nursing behind boarders: experience in a refugee camp”, a proferir pela docente e investigadora Ana Paula Almeida Monteiro e pela enfermeira Luísa Santos, que recentemente estiveram numa missão na ilha de Lesbos (Grécia) a ajudar crianças refugiadas ao nível da promoção da saúde mental.

Permitir ao estudante a comparação e a análise da informação relacionada com o desenvolvimento da Enfermagem e da educação em Enfermagem naqueles países, com vista a aumentar as competências para a prestação de cuidados culturalmente congruentes e culturalmente específicos, além de melhorar o potencial dos futuros profissionais para o exercício da Enfermagem além-fronteiras, em contextos multiculturais, são objetivos deste seminário organizado pela ESEnfC.

Em causa está, também, a análise dos fatores históricos, sociológicos e ideológicos que influenciam a saúde e a doença e o impacto que têm no planeamento e promoção da saúde, explorando-se, criticamente, papel, status e funções do enfermeiro nos diversos países.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.