Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência

Produção científica portuguesa na área da saúde bate novo máximo

A produção científica portuguesa na área das Ciências Médicas e da Saúde (que inclui Medicina Clínica, Medicina Básica, e Ciências da Saúde) atingiu, em 2013, um máximo histórico de 5.444 publicações, aumentando mais de 16% face a 2012, segundo dados atualizados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

Com estes resultados, as Ciências Médicas e da Saúde consolidam a sua posição como a área em que Portugal mais publica, representando cerca de 28% da produção científica do país.

Considerando a produção conjunta das áreas das Ciências Médicas e da Saúde, das Ciências Biológicas e da Engenharia Médica, o número de publicações ascendeu a 7.981, mais 12% do que em 2012, perfazendo aproximadamente 41% da produção científica nacional, escreve o Diário Digital.

De acordo com Luís Portela, presidente da Direção do Health Cluster Portugal, “estes dados vêm confirmar que a produção científica do setor português da Saúde tem vindo a crescer de forma considerável, atingindo em 2013 máximos históricos. Trata-se de um reflexo claro da vitalidade do setor e das capacidades e resiliência das nossas instituições de I&D, universidades e hospitais. A estas entidades, e ao trabalho nelas desenvolvido se deve o mérito deste crescimento”.

Fonte: 
Diário Digital
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock