Google

À procura do ser humano com a saúde perfeita

A tecnológica norte-americana está a elaborar um estudo sobre a genética humana e sobre as moléculas que compõe o corpo dos homens e das mulheres. Há uma equipa de quase 100 investigadores dedicada ao caso.

O corpo humano é o próximo grande projecto da Google. A empresa norte-americana ambiciona descobrir a receita para o ser humano com a saúde perfeita, numa investigação que tem o nome de Baseline Study. Actualmente a gigante de Mountain View está a recolher informação genética e molecular de 175 indivíduos, mas o objectivo é que no futuro o projecto possa alargar-se até milhares de pessoas.

De acordo com o The Wall Street Journal, uma equipa de 70 a 100 investigadores está a trabalhar na nova investigação dos laboratórios X da Google. Através das amostras recolhidas e do processamento analítico das mesmas, os cientistas vão tentar dar um “empurrão” na medicina no sentido da prevenção, em vez da muito tradicional remediação: isto é, ajudar a prevenir doenças e não tratando-as.

O Baseline Study está a ser conduzido por Andrew Conrad, um biólogo molecular que juntou-se à Google em Março de 2013. “Se quiséssemos ser mesmo proactivos, o que é que precisaríamos de saber? Precisas de saber como é que a coisa composta e funcional deveria ser”, explicou o investigador ao WSJ.

A Google vai usar as suas capacidades massivas de processamento e de predição para encontrar padrões e biomarcadores que possam estar “escondidos” na informação genética. Em sentido figurado, a Google vai pegar em todo o músculo que aplica em ferramentas como o motor de busca e como o YouTube, mas a serviço da ciência e da saúde humana.

Andrew Conrad admitiu no entanto que esta é uma aposta no “desconhecido” e que as maiores descobertas virão dos “pequenos avanços”.

Actualmente a Google está a recolher alguns fluidos corporais dos indivíduos participantes, como urina, sangue e lágrimas. Mas também está nos planos da empresa fazer a recolha de alguns tecidos humanos como a pele.

Os que já pensam em teorias da conspiração ficam com a garantida da Google de que todos os dados não vão ser partilhados com entidades externas e que apenas terão fins científicos.

 

 

Fonte: 
Sapo Tecnologia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock