Ajudar doentes e quem os rodeia

Primeiro site sobre esquizofrenia em Portugal

Está desde hoje disponível em Portugal um site agregador de informações úteis sobre esquizofrenia, uma doença do foro mental que afeta cerca de 1% da população portuguesa.

Com o endereço esquizofrenia24x7.pt, o espaço é dedicado às pessoas que vivem com esquizofrenia, às suas famílias e aos que os rodeiam, com conteúdo educacional útil e envolvente.

O que é a esquizofrenia, causas, sinais de alerta, como lidar com as crises, sentir-se melhor, dar apoio a um familiar ou amigo ou opções de tratamento são algumas das informações disponíveis, havendo também vídeos com testemunhos reais de doentes e cuidadores que partilham as suas experiências. 

“O esquizofrenia24x7 é de facto o primeiro site escrito em português dedicado exclusivamente à esquizofrenia, abordando esta patologia de forma abrangente e com a grande vantagem de estar direcionado a todos os que convivem com a doença mais de perto, ou seja, não só doentes, mas também familiares, amigos e cuidadores”, refere Ana Caixeiro, médica psiquiatra do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (Hospital Júlio de Matos). “É importante desmistificar a esquizofrenia e dar ferramentas a quem lida com a doença diariamente e este site vem responder a esta necessidade”, acrescenta a Dra. Ana Caixeiro.

Depois do sucesso do site a nível internacional, em 20 línguas diferentes, tendo contado já com mais de dois milhões de visitas, o site arranca agora em português, com o objetivo de desmistificar o tema da esquizofrenia e funcionar como um guia que ajude o dia-a-dia das pessoas que convivem com esta patologia. Divide-se em quatro grandes áreas, dirigidas a grupos de pessoas diferentes: “O meu familiar/amigo tem esquizofrenia”, “Contacto com pessoas com esquizofrenia”, “Vivo com esquizofrenia há algum tempo” e “Fui recentemente diagnosticado”. Em cada uma destas secções, apresenta dicas, informações úteis, e até um diário para as pessoas poderem registar as suas experiências e escrever tarefas a realizar. Existe também um vídeo animado, cujo protagonista é o Mark, um jovem com esquizofrenia que explica de uma forma muito simples alguns conceitos básicos que poderão ajudar quem lida com este problema todos os dias.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock