Sindicato de médicos e Hospital de Braga anunciam

“Primeiro” acordo de empresa em PPP

O Hospital de Braga e o Sindicato Independente dos Médicos anunciaram ontem o "primeiro" acordo de Empresa entre uma Parceria Publico Privada em Saúde e uma unidade sindical depois de "anos de porfiada e renhida negociação".

Em comunicado, o Hospital de Braga, gerido pela sociedade Escala Braga (pertencente ao Grupo Mello Saúde), realça que com o referido entendimento "pretende promover junto dos profissionais médicos com Contrato Individual de Trabalho igualdade de oportunidades, independentemente do vínculo profissional".

Também por comunicado, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) aponta que este Acordo de Empresa, o "primeiro" assinado entre uma PPP e um sindicato de médicos, beneficia os médicos "que ficarão protegidos laboralmente pelas mais-valias da negociação colectiva" mas também a Escala Braga "que assim consegue uma garantia de estabilidade e de satisfação dos seus profissionais, o que lhe permitirá por certo uma melhor prossecução dos seus objectivos".

Segundo o SIM "é dado assim mais um passo na construção pelos sindicatos médicos do edifício da negociação colectiva, iniciado em 2009".

Aquele sindicato manifesta ainda desejo que o entendimento alcançado "possa ser rapidamente replicado noutras unidades e com outras Parcerias Público-Privadas".

No texto, o hospital bracarense justifica o Acordo de Empresa alcançado salientando que "o desenvolvimento de uma organização não é compatível com dois modelos de funcionamento ou de progressão" pelo que, sublinha, "é muito importante para o sucesso do Hospital de Braga que todos os seus colaboradores tenham a maior motivação no seu desempenho e que sejam reconhecidos pelo mérito".

O Hospital de Braga realça ainda que este acordo garante "o desenvolvimento de uma avaliação de desempenho que permitirá premiar a competência e a prossecução de níveis elevados de desempenho".

O referido acordo tem efeitos retroactivos a 01 de Janeiro de 2014.

Fonte: 
Sapo Saúde
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock