Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

“Primeira Ajuda em Saúde Mental”: nova pós-graduação a partir de março

Um novo curso de pós-graduação para Formadores de Primeira Ajuda em Saúde Mental tem início, no próximo mês de março, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Este curso, dirigido a profissionais de Saúde e de Educação, visa a formação de formadores no domínio da Primeira Ajuda [e primeiros socorros] em Saúde Mental (PASM), que, por sua vez, irão difundir o curso base de PASM junto do público, com enfoque no espaço escolar.

“Ao ensinar o público, por exemplo, pais e encarregados de educação, a reconhecer os sinais (e valorizar sintomas) de diferentes perturbações mentais e de diferentes situações de crise relacionadas com a saúde mental, o modo como se deve prestar a ajuda inicial e encaminhar para os profissionais de saúde adequados, estamos em consonância com aqueles que são os objetivos da primeira ajuda”, explica o professor doutor Luís Loureiro, coordenador desta formação pós-graduada.

O curso para formadores de PASM tem por público-alvo profissionais de Saúde e de Educação, justamente, pelo facto de serem quem está em contacto direto com adolescentes e jovens, seja por via dos programas de saúde escolar, como é o caso dos enfermeiros, seja pela troca de informações propiciada em sala de aula.

“Os adolescentes e jovens apresentam uma elevada prevalência de problemas de saúde mental, sabendo-se, hoje, que 50% das pessoas com doença mental diagnóstica tiveram os primeiros sintomas antes dos 18 anos de idade e que, destes, 70% não receberam cuidados de saúde atempadamente. Assim, quanto mais célere for a intervenção de modo a promover a procura de ajuda, melhores benefícios são de esperar”, conclui Luís Loureiro.

O que é a Primeira Ajuda em Saúde Mental
A PASM pode ser definida como a ajuda dada ou prestada a uma pessoa, neste caso a população adolescente e jovem, que está a desenvolver um problema de saúde mental ou uma crise relacionada com a saúde mental.

A primeira ajuda é dada até que a pessoa receba o tratamento profissional adequado, ou até a crise estar resolvida. Na maioria dos casos, a PASM é realizada por alguém que não é profissional especializado na área da Saúde Mental. Daí a importância de se estar apto (recebendo formação para isso) para prover a ajuda inicial.

Formação aos sábados
O curso de pós-graduação para Formadores de Primeira Ajuda em Saúde Mental compreende 13 semanas de trabalho letivo, aos sábados (das 9h00 às 18h00). O prazo de candidaturas termina já no dia 5 de fevereiro.

Os termos da candidatura podem ser conhecidos através da leitura do edital que consta na página Web da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em www.esenfc.pt.

Para eventuais esclarecimentos, podem também os interessados contactar a Área Académica da ESEnfC (números de telefone 239 487 257 e 239 802 850, ou e-mail [email protected]).

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock