Conselhos para utilização

Preservativo masculino

Por vezes convencer parceiros/as a utilizar preservativo pode não ser uma tarefa fácil. Procure sempre abordar este tema de uma forma confortável para os dois e nunca ceder à não utilização do preservativo. Esta fase é tão importante como o correcto manuseamento do mesmo.
Preservativo como utilizar

A sua protecção e do/a seu/sua parceiro/a contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), são uma responsabilidade partilhada pelos dois. É necessário que exista uma preparação para o caso de um dos dois se recusar à utilização do preservativo, pois as DST e a gravidez são assuntos importantes de mais para que sejam tratados como algo banal.

Quando o sexo com alguém começa a ser um cenário possível, é aconselhável trazer sempre consigo alguns preservativos. O tema do preservativo pode sempre ser abordado em qualquer altura, de modo a que consiga perceber logo qual a opinião da outra pessoa em relação a esse assunto.

Existem também várias maneiras de abordar o assunto de forma leve e com algum humor criando um cenário de maior receptividade, basta ser criativo/a. No caso da resposta continuar a ser negativa pode sempre afirmar que o sexo sem preservativo, para si, é uma situação desconfortável e que não lhe permite retirar todo o prazer de uma relação, ou simplesmente que este não é um assunto sujeito a discussão, pois apenas irá acontecer se o mesmo for utilizado.

Como utilizar um preservativo:

  • Iniciar o procedimento quando o pénis está erecto;
  • Os preservativos masculinos vêm enrolados numa embalagem selada e a maioria são pré-lubrificados para o exterior;
  • Se o preservativo for frágil, duro ou pegajoso, deve descartá-lo e usar outro;
  • Como opção, para maior conforto, pode colocar uma ou duas gotas de óleo lubrificante ou saliva no interior da ponta do preservativo;
  • Se não é circuncidado, puxe o prepúcio;
  • Coloque o preservativo enrolado sobre a extremidade do seu pénis, deixando um pequeno espaço para a armazenar o sémen;
  • Retire o ar da ponta do reservatório do preservativo;
  • Desenrolar o preservativo todo até à base do pénis;
  • Se o preservativo não for pré-lubrificado, lubrifique a parte externa do preservativo com um lubrificante à base de água;
  • Quando terminar a relação, segure o preservativo contra a base do seu pénis enquanto o retira.
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock