Varsóvia

Prémio para cientistas portugueses em competição europeia

Alunos do secundário de Lisboa e de Arouca conquistaram o júri internacional em Varsóvia com os seus projectos.

João Araújo, Matilde Silva e Mariana Garcia conquistaram hoje, em Varsóvia, dois primeiros prémios na 26.ª edição da Final Europeia do EUCYS 2014 - European Union Contest for Young Scientists. Esta foi a primeira vez que jovens cientistas portugueses arrebataram primeiros prémios na competição europeia., escreve o jornal Diário de Notícias.

João Araújo, de 17 anos, aluno do 12.º ano do Colégio Planalto, em Lisboa, conquistou o júri internacional com um projecto de matemática, que consistiu numa nova demonstração de uma particularidade da teoria dos semi-grupos. Matilde Silva e Mariana Garcia, ambas com 16 anos e alunas do 11º ano da Escola Secundária de Arouca, venceram com o projecto Smart Snails, com o qual desenvolveram um teste de toxicidade rápido e barato utilizando caracóis.

Os três receberam sete mil euros cada, e ganharam a participação no "London Internacional Youth Science Forum 2015", onde, durante duas semanas, vão conviver com jovens cientistas de todo o mundo num curso de verão intensivo dedicado à ciência, em Julho e Agosto do próximo ano.

O jovem checo Lubo? Vozdecký foi o outro vencedor de um dos três primeiros prémios atribuídos na competição europeia, que hoje terminou em Varsóvia, na Polónia. Ao todo participaram no concurso 110 jovens investigadores de 36 países, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, que apresentaram um total de 77 projectos.

 

Fonte: 
Diário de Notícias Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock