Iniciativa arranca no final da semana

"Praça da Saúde" da U.Porto visa a promoção da saúde e do bem-estar da população

A Universidade do Porto (U.Porto) vai transformar, na sexta-feira, a Reitoria e a praça Gomes Teixeira na "Praça da Saúde", uma iniciativa que visa a “promoção da saúde e do bem-estar da população”, contou hoje um dos organizadores.

Em declarações à Lusa, Elísio Costa, um dos organizadores da "Praça da Saúde", disse que a iniciativa, que conta com a participação da Universidade de Coimbra e do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, é “particularmente dirigida a toda a população”.

Em frente à Reitoria da U.Porto vai estar uma tenda, onde, entre as 09:30 e as 11:00, vários profissionais de saúde vão fazer rastreios e exames de avaliação ao estado físico, peso, altura, índice de massa corporal e pressão arterial.

“Esta série de parâmetros vai permitir categorizar o estilo de vida e ajudar-nos a dar algum tipo de aconselhamento à população sobre a mudança de hábitos alimentares”, afirmou.

A iniciativa vai também dispor, ao longo de todo o dia, de sessões de ‘show cooking’, aulas de exercício físico e algumas palestras e conversas sobre estimulação cognitiva, alimentação saudável e literacia em saúde.

“Os profissionais de saúde vão discutir alguns temas, mas de forma a que os participantes compreendam aquilo que está em questão, que é a sua saúde”, esclareceu.

Segundo Elísio Costa, aumentar a literacia em saúde é um dos motes desta iniciativa, isto porque “é fundamental que as pessoas tenham conhecimentos na área, para que elas próprias possam promover a sua saúde”.

“A nível europeu tem sido feito um esforço muito grande na promoção da literacia em saúde, porque a verdade é que não podemos começar a prestar atenção à nossa saúde apenas a partir dos 65 anos, temos de começar cada vez mais cedo”, frisou.

Durante a manhã, a U.Porto vai ainda realizar uma sessão dirigida aos profissionais de saúde, onde vai ser apresentado o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia em Saúde, um órgão da Comissão Europeia que tem como objetivo “promover a capacidade de inovação e empreendedorismo ligado à área da saúde”.

De acordo com Elísio Costa, que representa a universidade neste instituto, este é “um grande consórcio que junta universidades europeias, institutos de investigação e empresas na área da saúde”.

“A Universidade do Porto representa a região Norte, mas ainda está num processo de entrada neste instituto, que tem como principal objetivo criar um crescimento económico sustentável e permitir que os empresários e os inovadores transformem as suas melhores ideias em produtos e serviços para a Europa”, acrescentou.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Universidade do Porto