Estudo

Portugal apresenta uma das maiores taxas de desemprego entre os médicos veterinários

Estudo da Federação dos Veterinários da Europa foi apresentado no X Congresso e no 7º Encontro de Formação da Ordem dos Médicos Veterinários.

Atualmente, Portugal verifica um aumento de 140% na comunidade veterinária contabilizando 5,27 profissionais por cada 10 mil habitantes, 80% mais Médicos Veterinários por habitante do que a média de França, Reino Unido e Alemanha, prevendo-se que em 2023 esse valor chegue aos 7,37 e em 2033 aos 9,69. Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pela Federação dos Veterinários da Europa, que já em 2010 havia alertado para a necessidade de limitar o número de estudantes de medicina veterinária.

O X Congresso da OMV, realizado no passado dia 25 de novembro, teve como principal objetivo debater o futuro da profissão numa altura em que a Federação dos Veterinários da Europa coloca Portugal com uma das maiores taxas de desemprego da Europa entre os Médicos Veterinários, 5,3%.

Também nos dias 26 e 27 de novembro a OMV realizou o 7º Encontro de Formação da Ordem dos Médicos Veterinários no qual se contaram 105 conferências, 64 oradores provenientes de 9 países e mais de 1100 participantes.

O 7º Encontro de Formação da Ordem dos Médicos Veterinários debateu a eutanásia e os cuidados paliativos em animais de companhia, a inspeção sanitária e os maus tratos animais, temas cada vez mais presentes na opinião pública portuguesa.

Entre os 1100 participantes estiveram o Diretor-Geral da DGAV - Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Fernando Manuel d’Almeida Bernardo, e o deputado do PAN André Silva, presentes na sessão de abertura deste encontro de formação anual dos Médicos Veterinários em Portugal.

Fonte: 
GCI
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock