Uma infecção oportunista

Pneumonia por Pneumocystis carinii

Atualizado: 
21/03/2014 - 15:24
A pneumonia por Pneumocystis jirovecii é uma importante infecção oportunista, com um significativo factor de morbilidade e mortalidade nos doentes com VIH.

A pneumonia por Pneumocystis carinii, também designada de pneumocistose, é uma das infecções oportunistas mais frequentes nas pessoas infectadas com o VIH. O Pneumocystis carinii é um fungo que foi rebaptizado com o nome de Pneumocystis jaroveci.
O Pneumocystis jaroveci é um microrganismo comum que pode residir inofensivamente nos pulmões normais, mas que provoca doença em crianças e adultos com um sistema enfraquecido e, por isso, uma das causadoras de maior mortalidade nas pessoas com VIH. A maior parte das pessoas atingida pela pneumocistose fica muito mais fraca, perdem muito peso e tem grandes probabilidade de tornarem a ter este tipo de pneumonia.
Contudo, actualmente é possível prevenir e quase sempre tratar esta doença. Sem tratamento antiretroviral cerca de 85 por cento dos infectados com VIH acabariam eventualmente por desenvolver pneumocistose.

Sintomas
A maioria dos afectados manifesta febre, dispneia (dificuldade em respirar) e tosse seca. Estes sintomas geralmente surgem ao fim de várias semanas. Os pulmões podem ser incapazes de fornecer oxigénio suficiente ao sangue, provocando dispneia grave. Qualquer pessoa com estes sintomas deve procurar imediatamente o seu médico.

Diagnóstico
O diagnóstico baseia-se no exame ao microscópio de uma amostra de expectoração obtida por um dos métodos seguintes: indução do escarro, na qual se utiliza água ou vapor de água para estimular a tosse ou broncoscopia, na qual se introduz nas vias aéreas um instrumento para colher uma amostra.

Tratamento
Desde há muitos anos que se utilizam antibióticos para prevenir a pneumocistose em doentes o sistema imunitário enfraquecido. Os efeitos secundários, particularmente frequentes em indivíduos com SIDA, consistem em erupções cutâneas, numa taxa reduzida de glóbulos brancos, que combatem a infecção, e febre. Também podem ser utilizados antiretrovirais.
Mesmo com o tratamento da pneumonia, o índice de mortalidade global é de 10 a 30 por cento. Existem vários medicamentos que os doentes com SIDA podem tomar para prevenir a recorrência da doença.

Fonte: 
Manual Merck
aidsportugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock