Coleção de produtos solidários

Parceria quer ajudar famílias de crianças em tratamento no IPO e S. João no Porto

As famílias das crianças em tratamento no Hospital São João (HSJ) e Instituto Português de Oncologia (IPO) no Porto vão beneficiar da venda de uma coleção de produtos solidários, fruto de uma iniciativa da Fundação Infantil Ronald McDonald Portugal.

Em conferência de imprensa na casa daquela fundação, no Porto, os membros da parceria, que inclui a Makenotes, anunciaram hoje a criação dos sete produtos "100% amigos ambiente", cuja venda vai ajudar as famílias alojadas naquele equipamento, durante o período dos tratamentos das crianças.

Inaugurada a 20 de novembro de 2013, a casa apoia famílias de "crianças recém-nascidas e até aos 18 anos" de todo o país que estejam a ser tratadas no HSJ e no IPO do Porto e "cuja permanência em 2017 foi de 22 dias, mas que pode estender-se até seis meses", revelou Gonçalo Barata, diretor executivo da Fundação.

A casa tem capacidade para acolher 12 famílias, referenciadas pelos serviços de Ação Social dos hospitais, sendo que em 2018 a fundação apoiou no âmbito dos três projetos mais de 350 agregados, revelou o diretor executivo.

Nércia Roman, moçambicana, mãe de uma menina em tratamento a um neuroblastoma [tumor comum entre os lactentes] e que entrou na casa em fevereiro de 2017, destacou hoje, durante a apresentação, a "grande satisfação por ter um local onde ficar, perto do IPO do Porto, que não fosse apenas um quarto de hospital".

Encaminhada então para a casa pela "assistente Social do IPO" e onde permanece por a filha "ter de continuar com os tratamentos", sublinhou a importância da permanência por "estar num outro país, num outro continente".

"Isto é um parque infantil, aqui podem continuar a ser crianças", concluiu.

A casa do Porto conta em 2018 com 70 voluntários, sendo que o apoio irá ser alargado às famílias das crianças em tratamento no HSJ e IPO do Porto que não tenham conseguido alojamento.

A diretora comercial da Makenotes, Ana Cardoso, explicou que parte do valor da venda (entre um e dois euros) dos sete produtos - blocos de notas, estojos, porta-moedas, porta-chaves, entre outros - reverte a favor da fundação", apelando às pessoas "para que adquiram presentes solidários".

Enfatizando "tratar-se de uma campanha nacional", Gonçalo Barata precisou que os proveitos serão aplicados nos três projetos da fundação em Portugal.

Durante a campanha, os bonecos “Maria e Pedro”, embaixadores da Fundação, irão representar um pouco por todo o país “as crianças que diariamente" são apoiadas pela instituição.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock