Entre em 2019 com energia

Os alimentos que ajudam a dar um boost na energia e no seu dia

Atualizado: 
31/12/2018 - 16:17
Com 2018 a chegar ao fim, começamos a pensar nas resoluções de ano novo, que passam sempre por começar (ou manter) uma alimentação saudável e a boa forma física. Para que comece o ano motivada e com energia, Graciela Moreira, especialista em cozinha e nutrição da recomenda aplicar os seus conselhos desde manhã cedo: “Tome sempre um bom pequeno-almoço, entre as 300-500 calorias, constituído por nutrientes e proteínas. Sentirá uma diferença significativa no seu quotidiano se priorizar a primeira refeição do dia”.

Os cinco alimentos nutritivos para um bom pequeno-almoço:

A aveia, o iogurte, as frutas… são alguns dos alimentos que não podem faltar nas escolhas do pequeno-almoço porque, além de serem ricos em fibra, ácidos gordos essenciais e açúcares completos, são também uma ótima fonte de energia para ajudar a enfrentar o dia-a-dia. A especialista revela quais os 5 alimentos indispensáveis:

Aveia: um cereal rico em açúcares complexos, o que significa que fornece a energia necessária para começar o dia. A aveia aprovisiona também fibra, que ajuda a diminuir o colesterol. Por exemplo, pode adicioná-la ao iogurte, ao leite ou aos batidos de fruta.

Iogurte: rico em probióticos – microrganismos benéficos para a saúde, que ajudam a prevenir algumas doenças e produzem antibióticos naturais que podem combater infeções. Os iogurtes não pasteurizados melhoram a digestão e aumentam as defesas imunitárias do organismo. Ricos em minerais e cálcio, são essenciais no desenvolvimento dos ossos.

Ovos: dão energia e ajudam a manter a concentração. Recomenda-se que os consuma cozidos, escalfados, mas nunca fritos.

Fruta: é uma fonte de energia que é absorvida rapidamente pelo organismo. A banana, por exemplo, é constituída por um elevado teor de potássio, importante para a prática de desporto, uma vez que previne as cãibras musculares e lesões.

Frutos secos: aalimentos que fornecem muita energia, uma vez que contêm ácidos essenciais e fibras. No entanto, o seu consumo deve ser moderado – recomenda-se 6 por dia. Nozes, cajus amêndoas, avelãs ou amendoins, são frutos são algumas das opções que pode incluir no seu menu.

Para manter a energia constante durante o dia, evite passar muitas horas sem comer, é importante fazer muitas refeições, com pouca quantidade de cada vez, assim está a proporcionar ao organismo uma fonte regular de energia.

Complemente o pequeno-almoço com:

  • Chá
  • Duas fatias de pão escuro torrado com azeite, tomate e fiambre
  • Um kiwi
  • Leite com aveia
  • Iogurte
  • Uma banana
  • Seis nozes
Autor: 
Graciela Moreira - Especialista em nutrição e cozinha PronoKal Group
Fonte: 
GCI
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay