Dieta alcalina

Os alimentos certos para equilibrar o pH do organismo

Atualizado: 
07/12/2018 - 18:08
Uma dieta rica em alimentos ácidos e pobre em alimentos alcalinos pode ser responsável por inúmeros problemas de saúde. O equilíbrio do pH do nosso organismo é fundamental, por isso explicamos-lhe de que forma pode ter saúde à mesa.

A função corporal ideal depende do equilíbrio correto entre as partículas ácidas e de base (ou alcalinas) no sangue, linfa, urina e outros fluidos corporais.

Na realidade, todos os mecanismos de regulação, como a respiração, circulação, digestão ou produção hormonal, têm como finalidade equilibrar o pH através da remoção de resíduos de ácidos cáusticos metabolizados a partir de tecidos do corpo sem células vivas prejudiciais.

A existência de ácido acumulado, em determinada parte do corpo, pode levar ao mau funcionamento dos órgãos que estão próximos

Este excesso de ácido, também conhecido por acidose, pode ser provocado ainda pelo consumo de álcool, nível de açúcar no sangue e através da toma de certos medicamentos.

De acordo com alguns investigadores, a acidose pode conduzir a várias doenças. Alguns acreditam, por exemplo, que a acidez elevada pode esgotar os ossos, uma vez que o nosso organismo tem de lhes “roubar” minerais alcalinizantes (sobretudo, cálcio) para manter o fator pH dentro dos valores considerados normais, conduzindo a situações de osteoporose ou osteoartrite.

Por outro lado, também as doenças cardíacas ou renais, a hipertensão arterial, o acidente vascular cerebral ou a asma, entre outros problemas de saúde, lhe parecem estar associados.

Alguns estudos demonstram que, quando a nossa dieta contém mais ácidos do que elementos alcalinos, o nosso organismo tenta compensar este desequilíbrio servindo-se das nossas “reservas”.

É por esta razão, e tendo em conta as suas repercussões para a saúde, que alguns especialistas recomendam o aumento da ingestão de alimentos alcalinos – fruta, legumes, sementes, cereais e grãos integrais, proteínas magras como peixe, ovos ou frango – em detrimento da carne, lacticínios, pão, alimentos salgados ou refrigerantes, conhecidos por serem alimentos formadores de ácidos.

Para saber se o seu corpo é alcalino ou ácido, pode fazer um teste à sua saliva ou urina. Basta testá-la com uma tira de pH, ao acordar, e comparar a cor resultante com a tabela inclusa neste teste.

Para obter melhores resultados devem-se testar os níveis de pH durante 10 dias.

Saiba que um pH neutro é 7. Se o resultado foi maior, é alcalino. Se o pH for muito baixo (ou menos de 7) significa que é ácido, recomendando-se o aumento do consumo de frutas e vegetais.

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock