OMS declara Cabo Verde livre de poliomielite

A certificação de país livre de poliomielite foi oficializada na quinta-feira em Acra, no Gana, pela Comissão Regional de Certificação da Polio em África (CRCA), anunciou hoje a OMS numa nota enviada à comunicação social.
A CRCA, órgão independente para supervisionar o processo de certificação da OMS na região africana, esteve reunida em Acra, no Gana, onde uma equipa cabo-verdiana apresentou a documentação necessária à certificação.
"Cabo Verde foi avaliado positivamente e, por conseguinte, declarado livre da poliomielite", adianta a OMS, considerando que este resultado "representa um ganho significativo no plano nacional e internacional".
Atualmente a poliomielite é endémica apenas no Paquistão e Afeganistão e a OMS sustenta que a erradicação desta doença em todo o mundo depende principalmente da interrupção da sua transmissão nestes países.
A OMS aconselhou o país a "permanecer vigilante" e a "reforçar a vacinação das populações para preservar os resultados registados".
A poliomielite é uma doença "altamente infeciosa", causada pelo pólio vírus que afeta principalmente as crianças com idade inferior a cinco anos.
Este vírus invade o sistema nervoso central e, em poucas horas, pode causar a paralisia de um ou mais membros.
Infeta apenas os seres humanos e transmite-se pela eliminação de fezes contaminadas que entram em contacto direto com pessoas não vacinadas.
Propaga-se rapidamente e o período de incubação varia entre 7 e 14 dias.
Segundo a OMS, Cabo Verde não notifica casos de poliomielite há mais de quinze anos consecutivos